quinta-feira, 30 de setembro de 2010

QUARTAS DE FINAL DA LIGA NACIONAL 2010: DUELO DE GERAÇÕES

José Ferreira Bordallo "NETO", técnico do PEC

Duas gerações distintas estarão brigando por uma vaga na semifinal da Liga Nacional na próxima terça-feira, no sul do país. O experiente e o novato vão se encontrar na definição de quem continuará brigando pelo título mais importante deste esporte, e até o momento está tudo empatado. Por um lado, estará no banco e jogando em casa Paulo Mussalém, que vem fazendo uma ótima campanha com o Carlos Barbosa e, de outro, José Ferreira Neto que assumiu neste ano o Poker/Pec e já faz história.

Mussalém é um dos maiores nomes do futsal brasileiro. Eleito no início do ano pelo site Futsal Planet como o Melhor Técnico de Futsal do Mundo, e recentemente premiado como Melhor Técnico da Liga 2009, o treinador da ACBF levou o time à conquista nacional, o Campeonato Gaúcho e a Superliga de Futsal em 2009. O treinador afirma que as conquistas da última temporada já são passado. E que o time está focado em buscar mais títulos.

Mussalém é um velho conhecido dos petropolitanos. O treinador - que em 2005 também havia sido escolhido o melhor da Liga Nacional - impôs vitórias importantes sobre o Poker/Pec quando dirigia o Teresópolis. A vantagem de conhecer o elenco petropolitano pode ser uma vantagem para o segundo jogo nesta terça-feira. Porém, com toda a sua experiência, pode ser surpreendido com o trabalho que José Ferreira Neto vem fazendo atualmente.

Neto, que desde o início do projeto do Petrópolis Esporte Clube no futsal trabalha como assistente técnico, trabalhou em alguns clubes petropolitanos, em especial o Laginha, que disputou o Campeonato Estadual de 2000, sendo assistente do técnico Ney Marcos. Com um estilo discreto de ser e ousado como treinador, Neto levou o Poker/PEC ao lugar mais longe que se chegou desde que começou a jogar na Liga.

Quando Faisal Saab deixou o comando do Poker/PEC, no dia 17 de junho deste ano, a diretoria do PEC decidiu lançar Neto como técnico. A aposta deu certo. Em sua estreia, empatou com o Macaé Sports por 1 a 1 (Bartolo para os macaenses e Vinícius para os petropolitanos), na UCP. Sob novo comando, com Neto como treinador da equipe, os petropolitanos jogaram sem Vander Carioca, mas tiveram o retorno do goleiro Rennan, que integrou a seleção brasileira campeã no Torneio da China.

O novo treinador ganhou o apoio dos jogadores. Vinícius, o mais antigo do plantel, ressaltou ainda a estreia do técnico José Ferreira Neto, um velho conhecido do grupo. “O Neto conhece cada um dos atletas individualmente. Isso é muito importante em termos de elenco, para manter o grupo na briga por todos os títulos que disputar”, declarou o jogador. Neste quadro, entre o velho e o novo, a incógnita entrou no jogo antes mesmo de a bola rolar.

FUTSAL PELO MUNDO: LIBYA CONQUISTA A 3ª COPA NORTE DA ÁFRICA

La selección de Libia, se ha proclamado campeona de la tercera edición de la COPA NORTE de África, disputada en la ciudad de MISRRATA entre el 20 y 26 de Septiembre.

En la última jornada celebrada en el día de ayer, se enfrentaban LIBYA y MARRUECOS, a donde ambas selecciones llegaban con 9 puntos, y donde el resultado final del encuentro seria definitivo para determinar el Campeón.

Al final Libya venció por un ajustado 4 – 3, después de ir al descanso con ventaja de 2-1. El partido ha sido tremendamente disputado brindando ambas selecciones un bonito espectáculo, a las cerca de 4.000 personas que se dieron cita en el Misratah Sports Hall.

El seleccionador Pablo Prieto, Mario Naves como Preparador Físico y Marcelo Gallina como entrenador de Porteros encabezan el cuerpo técnico de la Selección de Libya.

A la ceremonia de clausura asistieron numerosas personalidades de la CAF.

El Sr. Saadi Abdel-Salam, director de selecciones nacionales de Libia de Fútbol Sala , el Sr.Mohiuddin Bakar Secretario General de la Federación del Norte de África, y el Sr. Salah árabes Presidente de la Unión General de fútbol de Libia,

North African Cup 2010 CLASIFICACION FINAL

1. Libya ----------------------4-4-0-0-34--6-12
2. Morocco ------------------4-3-0-1-21--5- 9
3. Tunisia ---------------------4-2-0-2-11-16- 6
4. Palestine -------------------4-1-0-3-16-26- 3
5. Algeria ---------------------4-0-0-4--5-34- 0





quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Seleção Brasileira é convocada para o Grand Prix de Futsal

Marcos Sorato, técnico da seleção
O técnico da Seleção Brasileira de Futsal, Marcos Sorato, divulgou nesta quarta-feira (29/9) a convocação do selecionado nacional para a disputa do 6º Grand Prix de Futsal, segunda maior competição do esporte no mundo, atrás apenas da Copa do Mundo de Futsal da Fifa. O torneio ocorre entre os dias 17 e 24 de outubro, na cidade de Anápolis (GO).

O Brasil tentará o hexacampeonato do Grand Prix e, para isso, o treinador convocou uma equipe que mescla experiência com juventude, formando um time equilibrado. Ao mesmo tempo em que conta com jogadores experientes como é o caso do capitão Vinícius, do goleiro Franklin, do ala Falcão e do fixo André, o elenco também terá atletas em ascensão no cenário internacional.

Esta mixagem faz parte do processo de renovação do time nacional para a disputa da Copa do Mundo de Futsal em 2012. Para Sorato, a equipe busca o equilíbrio neste ponto. “Nossa idéia, da comissão técnica, é buscar uma mixagem na qual teremos aproximadamente 70% dos atletas em idade plena de disputar o Mundial, que ocorrerá daqui a dois anos, e 30% de jogadores experientes, que conhecem bem nossa filosofia implantada em 2005. Este Grand Prix será um Mundial disputado em oito dias e precisamos de um time acertado”, disse.

Outro ponto de equilíbrio buscado pelo técnico brasileiro foi na parte técnica. Ele busca uma equipe balanceada em quadra, tentando igualar as quantidades de jogadores canhotos e destros. Uma das escolhas foi feita baseada neste ponto. “Buscamos o César Paulo, um pivô experiente que é canhoto, ao invés do Vander Carioca, que é destro, pois tínhamos essa necessidade”, exemplificou.

Alguns atletas acabaram não sendo convocados por conta de lesões, como é o caso dos pivôs Lukaian e Lenísio. Simi chegou a ter seu nome relacionado, mas não representará o Brasil. “O Simi foi convocado, pois está realizando uma Liga Futsal esplêndida. Porém a equipe do São Caetano/Corinthians/Unip não quis liberá-lo para defender a Seleção”, revela o supervisor do selecionado brasileiro, Reinaldo Garcia Simões.

Grand Prix
O 6º Grand Prix terá a presença de várias das equipes de ponta do futsal mundial, dentre as 16 participantes. As quatro primeiras colocadas na Copa do Mundo de Futsal da Fifa de 2008 estarão desfilando em solo anapolino. Além do Brasil, atual campeão, Espanha, Itália e Rússia participarão do GP. Outros destaques do mundial como Argentina, Irã e Portugal também estão com presença garantida.

O sorteio das chaves do 6º Grand Prix ocorre nesta quinta-feira (30/9), a partir das 10 horas, em Anápolis (GO), e terá transmissão ao vivo no portal do Futsal do Brasil (http://www.futsaldobrasil.com/).

Confira a lista de convocados para o 6º Grand Prix de Futsal

Goleiros
Cidão (Caja Segovia – Espanha)
Tiago (Malwee/Cimed – SC)
Franklin (Krona/Joinville/DalPonte – SC)

Fixos
André (Krona/Joinville/DalPonte – SC)
Ciço (Inter Movistar – Espanha)
Carlinhos (Carlos Barbosa – RS)

Alas
Vinícius (El Pozo Múrcia – Espanha)
Gabriel (Inter Movistar – Espanha)
Xuxa (Tyumen – Rússia)
Ari (Barcelona – Espanha)
Rafael (Xacobeo 2010 Lobelle Santiago – Espanha)
Falcão (Malwee/Cimed – SC)
Pivôs
César Paulo (Benfica – Portugal)
Wilde (Barcelona – Espanha)
Fernandinho (MFK Dínamo – Rússia

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

CURIOSIDADES ENTRE O CONFRONTO PEC X CARLOS BARBOSA

Segundo o colaborador do Blog, o Professor de Espanhol Vinicius Fernandes, o Ala Bruno é o nosso maior artilheiro em confrontos contra o Carlos Barbosa. Tomara que ele nos ajude neste difícil confronto contra os gaúchos na próxima segunda-feira.

POKER/PEC COMEÇA A CAMINHADA NAS QUARTAS DE FINAIS ENFRENTANDO O CARLOS BARBOSA

O Poker/PEC tem nesta segunda-feira (27), um dos mais importantes jogos de sua História. A equipe enfrenta o Carlos Barbosa, às 18h45, no Ginásio da UCP, no Bingen, em Petrópolis, pela primeira partida entre as duas equipes, pelas quartas de finais da Liga Futsal, com transmissão do canal Sportv/Globosat.

Nesta história recente e vitoriosa, os petropolitanos contam com a força e o talento de Vander Carioca, que já enfrentou os atuais campeões brasileiros duas vezes em semifinais. Venceu em 1997, quando atuava pelo Atlético Mineiro e acabou por se sagrar campeão e artilheiro daquele ano.
Em 1998, atuando pelo Iate/Kaiser, Vander Carioca não teve a mesma sorte e o time perdeu para os gaúchos, ficando fora da disputa do título.

Para a partida desta segunda-feira, quase doze anos depois, Vander se reconhece mais maduro e com uma nova visão do esporte. Curte o filho Sandro, com quem sempre comemora os gols e assume, humildemente, a condição de ídolo.

– Fico feliz pela receptividade que tenho aqui em Petrópolis. Sou humano, gosto de ser bem tratado e trato bem a todos que me procuram. Dou autógrafos, tiro fotos, é tudo uma troca de energia positiva. Isso que nos move.

Sobre o Carlos Barbosa, Vander só tem elogios. Para ele, é um adversário difícil, um grupo competitivo e com um treinador de extrema qualidade.

– Uma vitória no primeiro jogo seria uma vantagem incontestável. O grupo nunca esteve tão fechado, querendo as mesmas coisas e lutando por este objetivo. Tenho a certeza de que faremos o nosso melhor e confiamos numa boa apresentação.

FONTE: PEC

terça-feira, 21 de setembro de 2010

POKER/PEC TEM SEMANA DE PREPARAÇÃO PARA ENFRENTAR O CARLOS BARBOSA

Bruninho (12)

Quando o Poker/PEC entrar em quadra na próxima segunda-feira (27), às 18h45, no Ginásio da UCP, para enfrentar o Carlos Barbosa pelas quartas de finais da Liga Futsal, o cenário será o mesmo, com os mesmos torcedores de uma cidade inteira que abraçou o futsal como paixão.

E, nesta semana decisiva que antecede ao primeiro jogo entre as duas equipes nesta fase da competição, a união e o trabalho são os principais combustíveis dessa engrenagem.

Com uma programação de treinamentos elaborada cuidadosamente pela comissão técnica, o Poker/PEC quer ir além de suas pretensões iniciais na Liga Futsal: a de chegar entre as oito melhores equipes do país. Este objetivo já foi alcançado com méritos reconhecidos.

Para o técnico José Ferreira Neto, é um momento único e o grupo tem plena consciência disso. Para Neto, essa classificação histórica passou a ser o início de uma nova tarefa: trabalhar muito e ir além.

– Provamos no decorrer da competição que somos muito capazes. Esta classificação não foi um acaso. A partir de agora, é focar no próximo objetivo, trabalhando o corpo e a mente. Esta semana é de fundamental importância para o grupo estar realizando e pensando junto.

Entre os atletas, a seriedade é a mesma. Para o ala Bruno, autor do gol de empate contra o Corinthians, que selou a classificação do time, a vitória é o principal objetivo nesta primeira partida. Ao contrário de muitos, Bruno defende o pensamento de que o primeiro confronto é fundamental.

– Vencer uma equipe como o Carlos Barbosa no primeiro jogo é uma boa vantagem. É um adversário de tradição na Liga, com títulos. O nosso foco é o mesmo: vencer, jogando um futsal envolvente e com inteligência.
 
FONTE: PEC

domingo, 19 de setembro de 2010

FUTSAL PELO MUNDO: TREINAMENTO DO SHAKHTAR DONETSK (UCRÂNIA) 2010/11

PELO MUNDO DO FUTSAL: 3ª COPA NORTE DA AFRICA


3ª COPA NORTE DE AFRICA


Del 20 al 26 de Septiembre, dará comienzo en la ciudad de Misratah (Libya), la tercera edición de la COPA NORTE DE AFRICA, donde participarán las selecciones de TUNEZ, MARRUECOS, ARGELIA, PALESTINA y LIBYA.

La selección de Libya cuenta con los técnicos españoles Pablo Prieto como seleccionador, Y Mario Naves como Preparador Físico, además del entrenador de porteros brasileño Marcelo Gallina, los cuales aspiran a conquistar el tercer título para LIBYA, después de ganar el país africano los títulos del 2005 ( Libya ) y 2009 ( Túnez ).

La Copa Norte de África, es organizada por la UNAF ( Unión Africana de Fútbol ), en colaboración con la Federación de Fútbol de Libya.

Los partidos se celebrarán en el Pabellón Principal de la ciudad de Misratah con capacidad para 3.000 personas, donde la organización espera un lleno absoluto en todas las jornadas.

sábado, 18 de setembro de 2010

ARTIGO: A INFLUÊNCIA DA TORCIDA NA AUTO-ESTIMA DO ATLETA

O universo de um atleta em competições desportivas gira em torno de uma série de desafios, situações novas que exigem disciplina, criatividade, técnica e tática. O jogador faz parte de um grupo que busca o sucesso, a vitória, o reconhecimento de seus fãs, de sua torcida. Porém é importante observar que, além de ser um membro deste grupo, o jogador também é um indivíduo, com suas particularidades, pensamentos, sentimentos e comportamentos próprios. Estas particularidades também entram em campo com o atleta no momento em que este começa um jogo, interferindo no desempenho deste antes, durante e após o término da partida.

Não raro podemos observar um atleta que vem tendo um bom aproveitamento durante o campeonato ou até mesmo durante uma partida, ter seu rendimento prejudicado ao receber uma crítica ou uma vaia da torcida. A ameaça de reprovação de seu comportamento durante o jogo gera um decréscimo da sua motivação, auto-confiança, eficácia. O momento exige do atleta a total concentração no momento presente da disputa, no aqui-agora, fazendo com que o foco de todo seu senso de estima fique extremamente atrelado à situação de jogo e sua auto-estima, diretamente influenciada pelo retorno que este recebe de seu meio.

É impossível negar que muitas vezes o meio exerce influência sobre a imagem que temos de nós mesmos. Isso é algo natural, que acontece não só com os jogadores, mas também com a grande maioria das pessoas. Todos nós, em algum momento de nossas vidas, necessitamos de um certo grau de aprovação de nossos comportamentos - um afago psicológico faz bem. O que cabe salientar aqui é que, receber elogios é algo positivo mas não pode ser algo essencial para a manutenção da auto-estima do jogador.

A rotina da competição é algo instável. Por melhor que seja o aproveitamento de uma equipe, nem sempre a vitória é certa. O objetivo será sempre a vitória, mesmo que nem sempre as coisas aconteçam da maneira que planejamos - mesmo o melhor time, às vezes perde. Perder faz parte do jogo, assim como ganhar. Tal como ter um aproveitamento regular em um jogo faz parte tanto quanto ser o craque da partida.

A torcida é composta de vários indivíduos, com crenças, temperamentos, personalidades diferentes. Pessoas que enxergam no esporte uma forma de lazer e divertimento; pessoas que são fiéis, constantes e continentes, que sofrem com uma derrota, mas que possuem um amor incondicional pelo seu time (tal como o amor de mãe!); e pessoas que fazem do futebol sua única razão de viver, sentindo-se raivoso e agindo agressivamente quando o time não corresponde às suas exigências de sucesso e poder ilimitados, lhe causando um profundo desgaste emocional.
Este último tipo de torcedor, o torcedor passional, merece uma atenção especial quando se fala da influência da torcida na auto-estima do jogador. Por quê? Porque justamente este torcedor é aquele que ovaciona seus ídolos em um momento e transforma-os em vilões no momento seguinte. Comportamento um tanto instável, não? Como é possível basear sua noção de valor, sua auto-estima em respostas de uma torcida tão instável?

Se você deseja a aprovação de outras pessoas, receber uma resposta favorável o deixará simplesmente feliz. Se você necessita da aprovação dos outros, se tornará escravo destes e seu mundo se transformará em ruínas se não a tiver. A primeira e mais importante aprovação que necessitamos é a de nós mesmos. Significa dizer que, naquele momento, a sua opinião a meu respeito não vale mais do que a minha própria.

Não significa que devemos desconsiderar totalmente a opinião dos outros a nosso respeito. Não se trata disso. Trata-se de aceitar, valorizar e amar a si mesmo independente do valor que o outro nos atribui, pois o valor que o outro percebe em mim na situação de jogo é influenciado por uma série de fatores que se modificam muito rapidamente, enquanto que o valor que eu percebo em mim diz respeito à pessoa que eu acredito e procuro ser.
Somos todos apenas seres humanos. Acertamos e erramos todos os dias de nossas vidas. Aprendemos com nossos erros, avaliamos e aceitamos as críticas (quando construtivas, vale dizer!) e assim, passo a passo, nos tornamos pessoas melhores.
 
FONTE: Dra. Thaís Pinheiro Silva - Psicóloga Desportiva

DUELO DAS QUARTAS-DE-FINAL DA LIGA JÁ ESTÃO DEFINIDOS

Clássico Catarinense movimenta a fase mata-mata da Liga 2010

Dos 21 times que iniciaram a disputa, apenas oito continuam na briga do tão sonhado título da Liga Futsal 2010 – principal competição do salonismo nacional. Encerrada a segunda fase foram definidos nesta sexta-feira (17/9) os confrontos das quartas-de-final do campeonato.

Lutando pelo quinto título, o atual campeão Carlos Barbosa (RS) terá pela frente o Poker/PEC (RJ), do pivô artilheiro Vander Carioca, que até o momento marcou 32 gols na Liga 2010. Já o São Caetano/Corinthians/Unip (SP), dos craques Cabreúva e Simi, enfrentará o Atlântico/Erechim (RS), dono de uma das melhores defesas da competição.

Os dois outros duelos também prometem fortes emoções. Na busca pelo inédito título, Copagril/Faville/DalPonte (PR) e Intelli/Orlândia (SP) querem seguir em frente e tentar surpreender na semifinal. Em Santa Catarina, o clima é de pura rivalidade. Frente a frente, Malwee/Cimed e Krona/Joinville/DalPonte irão se enfrentar no duelo mais esperado desta fase.

As quartas-de-final (3ª fase) serão disputadas entre os dias 24 de setembro (sexta-feira) e 11 de outubro (segunda-feira). Já as semifinais estão programadas para iniciar na segunda quinzena de outubro, no dia 26, terça-feira.

Na próxima sexta-feira, 24 de setembro, às 19 horas, em Erechim (RS), o Atlântico irá receber o Corinthians no primeiro jogo desta fase. Todos as partidas serão transmitidas pelo canal SPORTV.

Quartas-de-final da Liga Futsal 2010:

  • São Caetano/Corinthians/Unip – SP (1º do grupo B) x Atlântico/Erechim - RS (4º do A);
  • Carlos Barbosa - RS (1º do A) x Poker/PEC (4º do B);
  • Copagril/Faville/DalPonte – PR (2º do A) x Intelli/Orlândia – SP (3º do B);
  • Malwee/Cimed – SC (2º do B) x Krona/Joinville/DalPonte (3º do A).
FONTE: CBFS

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

CORINTHIANS E PEC FICAM NO EMPATE



São Caetano/Corinthians/Unip (SP) e Poker/PEC (RJ) se despediram da segunda fase da Liga Futsal 2010 com um empate. Nesta sexta-feira (17/9), no ginásio do Parque São Jorge, em Sâo Paulo (SP), as duas equipes empataram em 1 a 1 e mantiveram as posições do início da rodada.

Os corintianos chegaram a 26 pontos e terminaram na primeira colocação do grupo B sem saber o gosto da derrota na segunda fase. Foram oito vitórias e dois empates em dez partidas. Já o Poker, que precisava vencer para garantir a classificação sem depender de outros resultados, foi aos 12 pontos e permaneceu na quarta colocação, garantido a vaga na próxima fase.

Nas quartas de final, o Corinthians enfrenta o Atlântico Uri Erechim (RS), que terminou na quarta colocação da chave A. Já o Poker medirá forças contra o Carlos Barbosa (RS), primeiro colocado no outro grupo.

No jogo, o Corinthians não entrou acomodado na partida mesmo garantido com a melhor campanha da segunda fase. Com maior posse de bola, os alvinegros pressionaram muito até conseguir abrir o placar aos 12min02 com o fixo Fabiano.

Depois de sofrer o gol, o Poker, que precisava da vitória para brigar pela classificação, começou a atacar mais. Os cariocas tiveram chances de empatar, mas não estavam com a finalização calibrada e o placar da primeira etapa terminou mesmo 1 a 0 para o Corinthians.
Na segunda etapa, o Poker voltou mais concentrado e conseguiu o empate logo aos 21min39 com um gol marcado pelo ala Bruno. Depois de empatar, os cariocas pressionaram em busca do resultado que garantiria a classificação, mas não conseguiram superar a defesa corintiana. Os alvinegros, por sua vez, controlaram a posse de bola e administraram o resultado.
 
FONTE: CBFS

PEC CLASSIFICADO PARA AS QUARTAS DE FINAL DA LIGA FUTSAL

PARABÉNS JOGADORES, COMISSÃO TÉCNICA, DIRETORIA E TORCEDORES DO PEC.
ESTAMOS CLASSIFICADOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ARTIGO: O TREINADOR

Pc de Oliveira sem dúvida o melhor técnico de Futsal do mundo

É o especialista mais próximo dos atletas, exerce influência no comportamento dos mesmos, por vezes é treinador , educador, conselheiro, estrategista e líder;

Ser treinador é uma função que constitui em si um permanente desafio que exige um empenho pessoalmente gratificante.

Para alguns é a função mais ingrata do desporto, se a equipe perde, o treinador é geralmente o responsável. A respeito disto, Becker Júnior (2000), relata que um dos fatores importantes no ambiente desportivo é que cada adepto, por menor que seja a sua escolaridade ou experiência na área, acredita que sabe tudo sobre a matéria e ainda a arte de treinar.
Assim, cada adepto opina, julga e critica abertamente o treinador de sua equipe, sempre que esta é derrotada. Não obstante ainda o treinado na maioria dos casos para levar a cabo a sua tarefa, ele é o presidente do clube, diretor, roupeiro, pai, psicólogo, conselheiro social e líder.

As funções do treinador, segundo o ponto de vista de Zilles (1999), seriam comandar os treinos (táticos, técnicos e físicos), dar preleções antes do jogo, comentários após os jogos, se possível estudos sobre futuros adversários, uma supervisão junto aos seus atletas em relação à disciplina dentro do campo de jogo, uma supervisão junto aos seus auxiliares (comissão técnica) e um acompanhamento superficial da vida de seus jogadores fora do seu ambiente de trabalho.

Os treinadores são professores; os treinadores têm como tal de utilizar um estilo positivo de intervenção no treino; este estilo baseia-se em elogios e encorajamentos no sentido de favorecer o comportamento desejado e de motivar os jogadores a realizá-lo; elogiar tanto o esforço par alcançar um objetivo, como o bom resultado em si; ao dar indicações técnicas para corrigir um erro, deve-se ao começar por realçar algo que tenha sido bem executado.
Devido às suas Características pessoais, experiências e formação profissional os treinadores segundo Carraveta (2002), apresentam diferentes manifestações de comportamento. Alguns são pontuais, disciplinadores, autoritários ou exigentes; outros são organizados, valorizam os aspectos pedagógicos e metodológicos, respeitam as regras morais e éticas. Por outro lado existem outros extremamente liberais, são exclusivistas, intuitivos, são vaidosos, não aceitam opiniões, o vencer está acima dos preceitos éticos.
Tutko (apud De Abreu, 1993) estabelece e avalia pelo menos cinco categorias gerais do treinador:

Treinador autoritário
Este tipo de treinador tem várias limitações, por exemplo: seu juízo nem sempre é acertado e seu código pessoal, algumas vezes, não vê outras soluções possíveis aos problemas individuais ou da equipe.

Características:
- crê firmemente na disciplina;
- com frequência, usa medidas punitivas para reforçar as regras;
- é rígido com os programas ou planos;
- pode ser cruel ou sádico;
- não gosta de uma relação interpessoal íntima;
- com frequência, é religioso e moralista;
- usa ameaças para motivar os atletas.

Treinador flexível
As características desse tipo de treinador são opostas às do treinador autoritário. O flexível é agradável aos demais e está profundamente preocupado com o bem-estar de seus atletas. Inspira respeito, por razões extremamente diferentes das razões do treinador anterior. É popular e sociável.

Características: geralmente, relaciona-se muito bem com as pessoas; usa meios positivos para motivar os atletas; é muito complacente na planificação; com frequência, é experimental.

Treinador condutor
Em muitos aspectos este tipo de treinador tem traços de treinador autoritário. É similar na ênfase à disciplina, na força de vontade e na sua agressividade. Diferencia-se do treinador autoritário, pois é menos punitivo e mais emocional.

Características: está frequentemente preocupado; recebe os problemas de forma pessoal; investe intermináveis horas no material didáctico; sempre exige mais do atleta; motiva os atletas com seu exemplo.

Treinador pouco formalista
É exatamente o oposto do treinador autoritário. Aparenta não sofrer nenhum tipo de pressão. Para ele, tudo não é mais do que um desporto interessante, o qual se tem prazer de ganhar.

Características: não parece levar as coisas a sério; não gosta dos programas não fica nervoso com facilidade; dá a impressão de que tudo está sob controle.

Treinador Formal ou Metódico
Esse tipo de treinador aparece com mais regularidade na cena desportiva. Em geral sempre está interessado em aprender, raras vezes é egoísta e poucas vezes crê ter todas as respostas. Este treinador ultrapassa os demais em técnicas e habilidades para adquirir conhecimentos. Como o treino é cada vez mais uma ciência exata, usa todos os meios para acumular informações acerca de seus oponentes.

Características: aproxima-se do desporto de forma calculada e bem organizada; é muito lógico em seu enfoque; é frio em suas relações pessoais; possui alto nível intelectual; é pragmático e perseverante.

Outra classificação apresentada na literatura é a de Martens e colegas (1995), onde citam três estilos de treinador. O estilo autoritário, que toma todas as decisões, sendo a missão dos atletas cumprir as ordens do treinador.
O estilo submisso, caracteriza-se por um treinador imprevisível, que hora se abstém e em outros momentos pode tomar decisões. E por fim, o estilo cooperativo, indicado como o estilo ideal pelos autores, onde os treinadores compartilham com os atletas as responsabilidades e a tomada das decisões.

FONTE: ELITE FUTSAL 

SELEÇÃO BRASILEIRA: LESÃO TIRA LUKAIAN DA ROMÊNIA, CÉSAR PAULO É CONVOCADO

César Paulo esta de volta ao Selecionado Brasileiro

O pivô Lukaian, que havia sido convocado para a disputa da série de dois amistosos diante da Romênia, que o Brasil realizará nos dias 21 e 22 na cidade de Târgu Mures, na Romênia, acabou sendo desconvocado por conta de uma lesão no tornozelo. O também pivô César Paulo, do Benfica, de Portugal, foi convocado.

Lukaian, que está no Brasil, depois de uma temporada no futsal russo em que defendeu a equipe do TTG Ugra, foi avaliado em São Paulo pelo médico da Seleção Brasileira de Futsal André Pedrinelli, que constatou a lesão no tornozelo do jogador, que há anos defende o selecionado brasileiro.

César Paulo acabou sendo lembrado pelo técnico Marcos Sorato. Este ano foi especial para o atleta, que foi campeão europeu pelo Benica, que derrotou o Inter Movistar, da Espanha, na decisão da Copa da Uefa de Futsal pelo placar de 3 a 2, em confronto realizado no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

Para o supervisor da Seleção Brasileira de Futsal, Reinaldo Simões, César Paulo sempre é um jogador a ser lembrado em convocações de Sorato. “Ele tem o perfil de atleta que precisamos no selecionado nacional. Atuou em grandes clubes brasileiros e recentemente foi campeão europeu”, avaliou.
 
Confira como fica a lista de convocados – Amistosos – Romênia x Brasil – 21 e 22/9


Goleiros
Cidão (Caja Segóvia – Espanha)
Danilo (Cortiana/AFF – RS)

Fixos
Ciço (ElPozo Múrcia – Espanha)
Rafael (Xacobeo 2010 Lobelle Santiago – Espanha)

Alas
Ari (Barcelona – Espanha)
Gabriel (Inter Movistar – Espanha)
Vinícius (El Pozo Múrcia – Espanha)
Xuxa (Tyumen – Rússia)
Gréllo (Fisomedia Manacor – Espanha)

Pivôs
Fernandinho (MFK Dínamo – Rússia)
César Paulo (Benfica – Portugal)
Wilde (Barcelona – Espanha)
 
FONTE: CBFS

terça-feira, 14 de setembro de 2010

CAMPEONATO ESPANHOL: ALTAS E BAIXAS DA DIVISÃO DE HONOR 2010/11


Azkar Lugo F.S.
ALTAS: Mendiola (Lobelle Santiago), Genaro (Benicarló Aeroport Castelló), Guerra (filial)
BAJAS: Juanpe (Arcebansa Zamora), Beto, De Bail (ElPozo Murcia), Toni
ENTRENADOR: Bruno García

Benicarló Aeroport Castelló
ALTAS: Kike Arias (Carnicer juvenil), Retamar (Puertollano), Juan Luis Alonso (entrenador), Chaguinha (Punctum Millenium Pinto), Gus (Arcebansa Zamora), Gonzalo Galán (Valencia FS), Iván (Playas de Salou), Javi Alonso (Pinto)
BAJAS: Miki (entrenador), Chus López (Fisiomedia Manacor), Valença (Sala 10 Zaragoza), Diego Blanco, Leo, Juan, Crepaldi, Boi
ENTRENADOR: Juan Luis Alonso

Caja Segovia
ALTAS: Antoñito (regresa de cesión en Pinto), Borja (Carnicer Torrejón), Sergio (Zamora), Aitor (Punctum Millenium Pinto), Esquerdinha (ElPozo Murcia), Sergio Lozano (Caja Segovia)
BAJAS: Keny (Sala 10 Zaragoza), Lin (FC Barcelona), Nano Modrego (Sala 10 Zaragoza), Alvarito
ENTRENADOR: Jesús Velasco

Carnicer Torrejón
ALTAS: Ignacio Pedraza (Gestesa Guadalajara), Dani Martin (Burela), José Antonio Valle (entrenador), Antonio Calvo (Camping El Escorial)
BAJAS: Jaison (ElPozo Murcia Turística), Davichín, Toño, José Carnicer (entrenador), Rómulo (Dinamo de Moscú)
ENTRENADOR: José Antonio Valle

ElPozo Murcia
ALTAS: Rafa (Playas de Castellón), Jaison (Carnicer Torrejón), Dani Salgado (Marfil Santa Coloma), De Bail (Azkar Lugo), Jesús García (Playas de Castellón), Raúl (tras cesión al Reale Cartagena)
BAJAS: Wilde (FC Barcelona), Juanjo (Inter Movistar), Ciço (Inter Movistar), Esquerdinha (Caja Segovia), Pedreño (Reale Cartagena)
ENTRENADOR: Eduardo Sao Thiago `Duda´

FC Barcelona
ALTAS: Wilde (ElPozo Murcia Turística), Torras (Inter Movistar), Lin (Caja Segovia), Sergio Lozano (Reale Cartagena)
BAJAS: PC, Jordi Sánchez
ENTRENADOR: Marc Carmona

Fisiomedia Manacor
ALTAS: Joselito (Isleño San Fernando), Vega (Space Gasifred Ciutat d´Eivissa), José Ruiz (Gestesa Guadalajara), Chus López (Benicarló Aeroport Castelló), Martín Amas (Pinocho)
BAJAS: Matheus, Juanan (Space Gasifred Ciutat d´Eivissa), Fabiano, Junior
ENTRENADOR: José Lucas Mena `Pato

Gestesa Guadalajara
ALTAS: Dani cabezón (Melilla), Jesús Rodríguez y Kensuke (Caja Segovia), Jorge Velasco (Azuqueca), Cristian (Carnicer), Pablo Rodríguez (Brihuega), Carlos Sánchez (entrenador), Moi (Playas de Castellón), Paulo Ferreira (Design Construct Brasov), Sergio Arriero (FC Barcelona B), Shota (Bardral Urayasu)
BAJAS: Dídac (Sala 10 Zaragoza), Jesús, Junior, Isi, Pedraza (Carnicer), Raúl Nieto, José Ruiz, Charlie (Xacobeo 2010 Lobelle de Santiago), Andreu Plaza (entrenador), Marcelinho (OID Talavera), José Ruiz (Fisiomedia Manacor), Isi (MRA Navarra), Miñambres
ENTRENADOR: Carlos Sánchez Rozas

OID Talavera
ALTAS: Carlos Sánchez (entrenador), Marcelinho (Gestesa Guadalajara), Juan Puertas (Xacobeo 2010 Lobelle de Santiago), Jesús (Inter Movistar)
BAJAS: David Marín (entrenador/Inter Movistar)
ENTRENADOR: Carlos Sánchez

Inter Movistar
ALTAS: Juanjo (ElPozo), Eka (Lobelle Santiago), Hugo (Sala 10 Zaragoza), David Marín (entrenador), Ciço (ElPozo Murcia)
BAJAS: Neto (Malwee), Torras (FC Barcelona), Jesús Candelas (entrenador), Daniel (retirado), Bacaro, Jesús (OID Talavera)
ENTRENADOR: David Marín

Marfil Santa Coloma
ALTAS: Esteller (Playas de Salou), Andreu Plaza (entrenador), Jordi Sánchez (FC Barcelona)
BAJAS: Juanito (entrenador), Rafa Muñoz, Dani Salgado (ElPozo Murcia Turística)
ENTRENADOR: Andreu Plaza

MRA Navarra
ALTAS: Isi (Gestesa Guadalajara), Carlos (Unión África Ceutí)
BAJAS: Ossorio (Reale Cartagena), Robert (Puertollano Restaurante Dacho), Willian (Intelli - Brasil)
ENTRENADOR: Imanol Arregui

Reale Cartagena
ALTAS: Rubén Herrero (Jumilla), Ossorio (MRA Navarra), Pizarro (Pinto FS), Pedreño (ElPozo Murcia)
BAJAS: Héctor, Álex del Amor, Celso, Esteban, Javi Matía, Raúl (ElPozo Murcia), Sergio Lozano (Caja Segovia)
ENTRENADOR: Luis Fonseca

Playas de Castellón
ALTAS: Isco (CD Puertollano), Miguelín (Val d´Uxo)
BAJAS: Rafa (ElPozo Murcia), Moi (Gestesa Guadalajara), Jesús García (ElPozo Murcia)
ENTRENADOR: Fran Torres

Sala 10 Zaragoza
ALTAS: Keny (Caja Segovia), Dídac (Gestesa Guadalajara), Nano Modrego (Caja Segovia), Valença (Benicarló Aeroport Castelló)
BAJAS: Rodrigo, Fernando da Cunha, Hugo (Inter Movistar), Crispi, Abel (Ríos Renovables Ribera Navarra)
ENTRENADOR: Santi Herrero

Xacobeo 2010 Lobelle Santiago
ALTAS: Alex (Pinto), Charlie (Gestesa Guadalajara), Raúl Campos (Arcebansa Chint Zamora), Hamza (Melilla, donde seguirá cedido)
BAJAS: Eka (Inter Movistar), Leitao, Mendiola (Azkar Lugo), Juan Puertas (OID Talavera)
ENTRENADOR: Tomás de Dios

*Brasileiros

FONTE: LNFS

PELO MUNDO DO FUTSAL: CACAU É O TREINADOR DA EQUIPE TCHECA FK ERA-PACK 2010/11



Cacau, é o treinador/jogador da equipe tcheca de futsal, a equipe jogará o Campeonato Tcheco de Futsal, e a Uefa Futsal Cup 2010/11, e além de tudo isso, ele também é o novo segundo treinador da Seleção Tcheca de Futsal, o jogador/treinador rejeitou uma oferta importante da equipe Kairat Almaty(Cazaquistão), para aceitar esse novo desafio em sua carreira.

Veja alguns lances do jogador




FONTE: JRSPORTS

SELEÇÃO ESPANHOLA: AICARDO E JOSÉ RUÍZ, NOVIDADES DA SELEÇÃO DIANTE DA GUATEMALA

José Ruíz
Venancio López, técnico da seleção, divulgou a relação de convocados para as partidas dos próximos dias 20 e 21 diante da Guatemala, que jogaram em Santa Coloma de Gramanet e L´Hospitalet de Llobregat. Nesta convocação se destaca a presença de quatro jogadores do Lobelle, Aicardo, Alemão, Pola e Charli, que se proclamaram Campeões da Supercopa.
A lista dos convocados é a seguinte:
Goleiros: Luis Amado e Cristian.
Fixos: José Ruiz e Ortiz.
Alas: Torras, Aicardo, Lin, Borja, Alemao e Pola.
Pivôs: Charli e Fernandão.

JOGADORES DO POKER/PEC ADOTAM DISCURSO OTIMISTA E ACREDITAM NA CLASSIFICAÇÃO


O sonho da classificação do Poker/PEC para as quartas de finais da Liga Futsal foi adiado mais uma vez. Porém, ainda está muito próximo. Nesta segunda-feira (13), o time serrano foi derrotado pela Malwee/Cimed por 6 a 3 (Falcão (3), Índio (2) e Márcio para os catarinenses, Andrey, Cupim e Conrado para os petropolitanos), no Ginásio da UCP, no Bingen, em Petrópolis.

O resultado fez com que o Poker/PEC perdesse uma posição e caísse para o quarto lugar, agora atrás também da Intelli/Orlândia, que venceu na rodada. Porém, a classificação do Poker/PEC estará garantida se o time vencer o São Caetano/Corinthians Unip, na próxima sexta-feira (17), em São Paulo. Se empatar, basta que o Zaeli/Gazin/Penalty não derrote a Intelli/Orlândia na última rodada.

Por todos estes motivos, a derrota para a Malwee/Cimed foi sentida, mas não abateu os atletas. O grupo acredita na vaga, como demonstrou o capitão Cupim:

– Se vencermos o Corinthians, garantiremos a classificação e a partir daí começa tudo do zero, todos do mesmo patamar. O importante é que o grupo acredita na classificação e vamos buscá-la.

O fixo Vinícius deu a receita para que a equipe possa conseguir a classificação diante de um dos adversários mais difíceis da Liga Futsal:

– Temos que buscar os três pontos em São Paulo. Não acredito que o Corinthians vá jogar relaxado por estar classificado. Eles vão lutar pela vitória, pois querem o primeiro lugar geral. Não poderemos errar da forma que erramos hoje.

POKER/PEC 3 X 6 MALWEE/CIMED

GINÁSIO DA UCP – BINGEN – PETRÓPOLIS - RJ
GOLS: 1ºT: Índio (8min42s), Andrey (9min26s) e Falcão (15min20s). 2ºT: Índio (6min36s), Márcio (7min31s), Cupim (7min53s), Conrado (14min56s), Falcão (18min31s e 18min48s).
POKER/PEC: Rennan, Cupim, Rodriguinho, Bruno e Vander Carioca. Entraram: Marcinho, Alvim, Andrey, Vinícius, André, Conrado e Arthur. Técnico: José Ferreira Neto.

MALWEE/CIMED: Tiago, Neto, Chico, Jonathan e Lenísio. Entraram: Márcio, Falcão, Jamur, Índio, Bazílio e Valdin. Técnico: Fernando Ferreti.

ARBITRAGEM: Evandro de Souza Barbosa e Sidney Nascimento Falcundes, ambos do Rio de Janeiro.
CARTÕES AMARELOS: Andrey e Alvim (Poker/PEC) e Índio (Malwee)

FONTE: PEC




quinta-feira, 9 de setembro de 2010

SELEÇÃO BRASILEIRA: Brasil é convocado para jogos contra a Romênia


A Seleção Brasileira de Futsal fará dois amistosos fora do País em setembro. Nos dias 21 e 22 deste mês a equipe encara a Romênia, em território romeno. Os jogos servirão como preparação para o 6º Grand Prix de Futsal, que está programado para ocorrer em Anápolis (GO), entre os dias 17 e 24 de outubro.
Nesta quinta-feira (9/9), o técnico Marcos Sorato divulgou a lista com os 12 atletas que defenderão o time verde-amarelo.

A convocação conta com onze atletas que atuam em clubes europeus. A única exceção é o goleiro Danilo, que joga na Cortiana/AFF, de Farroupilha (RS). Já a novidade fica por conta da presença do ala Grello. O atleta, que vive sua primeira convocação, tem 25 anos e atua no Fisiomedia Manacor, da Espanha. Ele vem se destacando em território espanhol.

Na temporada passada, Grello ajudou sua equipe a ascender à Divisão de Honra da Liga Espanhola, anotando 25 gols na temporada. “Seguimos com a nossa filosofia de renovação. É um atleta que estamos observando há tempos e merece ser testado”, comentou o supervisor de seleções da CBFS, Reinaldo Simões.

A apresentação do grupo ocorre no dia 19 (domingo), já na Romênia. Os jogos ocorrem na cidade de Târgu Mures (que fica a cerca de 350 quilômetros de Bucareste), onde todo o elenco deve estar reunido até o final da tarde do dia 19. No dia 20, véspera do primeiro amistoso, deverá haver treinos em dois períodos.

Confira a lista de convocados – Amistosos – Romênia x Brasil – 21 e 22/9

Goleiros
Cidão (Caja Segóvia – Espanha)
Danilo (Cortiana/AFF – RS)

Fixos
Ciço (ElPozo Múrcia – Espanha)
Rafael (Xacobeo 2010 Lobelle Santiago – Espanha)

Alas
Ari (Barcelona – Espanha)
Gabriel (Inter Movistar – Espanha)
Vinícius (El Pozo Múrcia – Espanha)
Xuxa (Tyumen – Rússia)
Gréllo (Fisomedia Manacor – Espanha)

Pivôs
Fernandinho (MFK Dínamo – Rússia)
Lukaian (TTG Ugra – Rússia)
Wilde (Barcelona – Espanha)
 
FONTE: CBFS

terça-feira, 7 de setembro de 2010

VENDA DE INGRESSOS PARA O JOGO CONTRA A MALWEE COMEÇA NA QUINTA-FEIRA

Começa nesta quinta-feira (9) a venda de ingressos para o jogo Poker/PEC x Malwee/Cimed, marcado para a próxima segunda-feira (13), às 19h15, no Ginásio da UCP, no Bingen, em Petrópolis. A medida da diretoria tem por objetivo preservar a segurança dos torcedores, já que se trata de um jogo com muito apelo de público.

Os ingressos estarão disponíveis no Bar Amarelinho (Centro), na Loja Só Tricolor (Alto da Serra) e na Drogaria Boa Saúde (Bingen). Os bilhetes custam R$ 10,00.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

EM NOITE DE VANDER CARIOCA, POKER/PEC PASSA PELO ZAELI

Vander Carioca assumiu a artilharia da Liga com 32 gols
O Poker/PEC não deu chances à Zaeli/Gazin/Penalty e bateu o clube paranaense, em noite inspirada de Vander Carioca, pelo placar de 4 a 2, em confronto ocorrido na noite desta segunda-feira (6/9), no ginásio da UCP, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Com o resultado o Poker alcançou 11 pontos na chave B, se mantendo na terceira posição do grupo. O Zaeli, com seis pontos, está em quarto.

Desde os primeiros momentos de partida a equipe do Poker se lançou ao ataque em busca da abertura do placar. Depois de algumas tentativas perdidas, os fluminenses conseguiram marcar o primeiro gol do jogo em finalização de Vander Carioca, depois de boa jogada ofensiva.

Apesar de começar o confronto sofrendo o gol logo nos primeiros minutos de partida, os paranaenses não deixaram que os petropolitanos tomassem conta do jogo e reagiram, em busca da igualdade no placar. Depois de algumas tentativas desperdiçadas, o Zaeli empatou em chute de Augusto.

O resultado pareceria seguir com a igualdade para o intervalo. No último minuto, porém, a equipe da cidade de Petrópolis conseguiu anotar seu segundo gol, em mais uma finalização de Vander Carioca, que chegou aos 31 gols e se isolou, naquele momento, na artilharia da Liga Futsal 2010.

Na segunda etapa de jogo o Poker/PEC não deu chances de reação no início do período para os paranaenses e, logo aos 38 segundos de bola rolando, chegou ao terceiro gol em mais uma finalização de Vander Carioca, que marcou seu terceiro gol na partida também. Vinicius ainda ampliaria a vantagem no final da etapa enquanto Boni descontaria para o Zaeli.

O próximo confronto do Poker pela segunda fase da Liga Futsal 2010 será na próxima sexta-feira (10/9), quando a equipe segue até Orlândia, no interior paulista, para encarar a Intelli. Na mesma data o Zaeli também entra em quadra para encarar o Foz Futsal em clássico paranaense a ser disputado em Umuarama (PR).

FONTE: CBFS

domingo, 5 de setembro de 2010

VANDER CARIOCA CONVOCA O TORCEDOR DO POKER/PEC A EMPURRAR O TIME PARA A CLASSIFICAÇÃO

Na luta por uma das vagas às quartas de final da Liga Futsal, o Poker/PEC enfrenta o Zaeli/Gazin/Penalty nesta segunda-feira (6), às 19h15, no Ginásio da UCP, no Bingen, em Petrópolis. Com oito pontos ganhos, na terceira colocação do Grupo B, os três pontos são essenciais, pois o adversário está logo atrás na classificação.
Quem solta a voz para chamar o torcedor e fazer um verdadeiro caldeirão no Ginásio da UCP é o vice-artilheiro da Liga com 29 gols e maior ídolo da equipe em todos os tempos: Vander Carioca.

– Está provado que a força do nosso torcedor é importantíssima. Mais do que nunca, precisamos encher a UCP, torcer ordeiramente, mas com força, com coração.

Na briga pela artilharia da competição, com o ala Falcão (30 gols), Vander confessa que esta é uma emoção a mais. Diz que o prazer de fazer gols é intenso, quase que indescritível. Mas o mais importante, no momento, é a classificação do Poker/PEC para a próxima fase.

– Este é o nosso objetivo desde o início da temporada. Só que chegar entre os oito não é mais o limite. Podemos ir além. Ser ou não o artilheiro da Liga é conseqüência. Mas é claro que é um tempero a mais na competição e na minha carreira.O técnico José Ferreira Neto compartilha do chamado de seu artilheiro. Sempre ponderado em suas declarações, o treinador confessa que chegou a hora de o torcedor mostrar sua força mais uma vez.
– Nossa torcida reconhece sempre os nossos melhores momentos e nos apóia quando não vamos bem. É uma relação muito especial. Esse é um dos fatores de destaque nesta Liga: a força da torcida tem passado muita energia boa ao time dentro de quadra.
 
FONTE: PEC

sábado, 4 de setembro de 2010

ARTIGO: VOCÊ SABE PARA QUE SERVEM AS FITAS COLORIDAS NO CORPO DOS ATLETAS ?

Quem gosta de esporte já deve ter visto alguns atletas com algumas umas fitas adesivas coloridas coladas diretamente no corpo durante as competições. Pelo menos os atletas do vôlei, atletismo e tênis viraram adeptos dessa novidade. Trata-se de bandagens elásticas, coloridas ou não, conhecidas por Kinésio Taping. Mas, para que servem essas bandagens?

Alguns meios de comunicação falaram de forma errônea sobre as bandagens. Já ouvi até quem dissesse que as fitas eram esparadrapos e que cada cor teria uma função diferente. Tudo mentira. As cores não interferem ou diferem no tratamento através da bandagem.

O Kinésio Taping é uma técnica usada no oriente há alguns anos e agora chegou ao ocidente. Estas bandagens são utilizadas como um adendo à reabilitação de atletas e na fisioterapia. Além disso, as bandagens também podem ser usadas no tratamento das desordens funcionais e na redução de edemas.

A terapia através das bandagens elásticas é feita a partir de faixas elásticas adesivas com o objetivo de dar apoio ou suporte externo aos músculos, sem limitar a ação dos mesmos. Através dela conseguimos relaxar uma musculatura tensa, conseguimos também tencionar uma musculatura relaxada e diminuir a dor através da reposição de uma articulação.

O método não consiste em simplesmente "aplicar" as bandagens. Para aplicar é necessário fazer um trabalho conjunto (terapeuta e atleta) para iniciar corretamente o tratamento mais adequado.

Em atletas de corrida, por exemplo, o uso das bandagens elásticas é de suma importância principalmente após os treinos. Isto, porque as bandagens aplicadas corretamente servem para relaxar os músculos do membro inferior.

Além disso, também é possível usar a bandagem para aplicar uma técnica de dilatação nasal que melhora a respiração durante a corrida, além de outras funções que variam de acordo com a necessidade pessoal de cada atleta.

Vale lembrar que o atleta pode competir e treinar com a bandagem aplicada ao corpo. Ela consegue ter aderência e eficácia por até quatro dias e não é necessário removê-la para tomar banho. As fitas também não possuem nenhuma substância química, ao contrário de algumas bandagens já conhecidas no Brasil. A eficácia do Kinésio Taping está na forma como é colocada.

Sobre as cores, parece que o jogador de futebol David Beckham apareceu com uma bandagem rosa durante um treino. Mas como disse anteriormente, as cores não influenciam no tratamento. É uma questão de gosto. Porém, para os orientais, por causa da cromoterapia, cada pessoa deve usar um tipo de cor específica.



ARTIGO:LCA - LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR (JOELHO)

A articulação do joelho contém dois ligamentos cruzados, que tem a função de impedir o movimento de translação anterior ou posterior da tíbia em relação ao fêmur. Eles se chamam cruzado, porque se cruzam no centro da articulação. Baseado no fato de que a maioria dos pacientes portadores de lesão do ligamento cruzado anterior necessita de reabilitação, e, sabendo-se que a fisioterapia tem atuado cada vez mais nesta área, é necessário que o profissional da fisioterapia saiba como atuar, auxiliando na reabilitação destes pacientes.

A articulação do joelho é considerada uma das maiores e mais complexas estruturas da anatomia humana. Sua articulação é do tipo gínglimo, que permite o movimento de flexão, extensão e um certo grau de rotação. A articulação do joelho é formada por três ossos: fêmur, tíbia e a patela (osso sesamóide). A última, por ser um osso sesamóide, permite movimentos diferentes dos outros, e as estruturas são cápsulas articulares, estruturas extracapsulares e intracapsulares e a membrana sinovial.

Os ligamentos cruzados foram descobertos por Galeno em 170 D.C., não tendo ainda sido descrita sua função. O primeiro registro sobre uma ruptura de ligamento cruzado foi em 1850. A descrição inicial da tríade de lesão do ligamento cruzado anterior, menisco medial e ligamento colateral medial, contribuiu desta maneira para um avanço no tratamento dos ligamentos cruzados.

O ligamento cruzado anterior mede aproximadamente 38mm de comprimento e 10 mm de largura, originando-se na face póstero – medial do côndilo femoral lateral, inserindo-se na interespinha da tíbia. A maior parte do seu suprimento sanguíneo é dado pela artéria genicular média e sua enervação é feita pelo nervo tibial.

Como ocorre a lesão do LCA - Inúmeros testes descritos relatam que o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e osso são capazes de suportar um determinado peso antes da ruptura, sendo este valor para atividades que exijam esforços. Já em atividades normais é exposto apenas a 45Kg. Em adultos jovens o alongamento do LCA pode chegar até 25% do seu valor normal sem ruptura, tendo neste valor uma redução com o aumento da idade.

As lesões do LCA ocorrem geralmente por mecanismos onde o estresse no ligamento é grande, o suficiente para causar uma ruptura. As lesões podem ser parciais ou totais dependendo do movimento, força e alongamento. Seu trauma pode ser direto ou indireto. Quase sempre a lesão é dada por uma manobra de torção, e desaceleração súbita geralmente seguida de estalos e hemartroses (acúmulo de sangue) presente, dentro de poucas horas ou ainda a abdução com rotação externa e hiperextensão.

Outro mecanismo de lesão do LCA é quando o indivíduo fica com o pé no chão e promove uma força de rotação do joelho, ou seja, é ocasionado por uma hiperextensão, ou ainda, rotações com o pé fixo no chão, onde frequentemente são observadas lesões de ligamento colaterais e mediais, ambas envolvendo mecanismos de desaceleração do movimento.

Cirurgia: fazer ou não fazer?

Na maioria das vezes o LCA precisa de reconstrução cirúrgica. Ela é feita por artroscopia e o médico cirurgião utiliza como enxertos (novo tendão) o terço central do ligamento da patela, o tendão da musculatura isquiotibial ou aloenxertos.

A fisioterapia deve ser iniciada logo após a cirurgia, sendo somente encerrada na alta do paciente. Deve-se especificar os exercícios dependendo do tipo da lesão. É iniciada com imobilização pós-operatória, preservando esta por dois dias somente, sendo contraindicado o uso de apoio durante a imobilização. Logo após a retirada da imobilização é recomendado o uso de muletas até a recuperação completa da ADM articular.

Tempo total de recuperação pós-cirúrgica - O tempo de pós-operatório, para recuperação total do atleta, ou do individuo não atleta é o mesmo. Varia de seis a oito meses para retorno à sua atividade normal. Atualmente muito tem se falado em retorno mais cedo para o esporte, mas devemos sempre respeitar a anatomia e o tempo de recuperação do nosso corpo.



VÍDEO LIGA ESPANHOLA, GOLSSS

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

FOZ E PEC FICAM NO EMPATE PELA SEGUNDA FASE DA LIGA

Vander Carioca marcou os 3 gols do PEC no empate com o Foz
Foz Futsal/Penalty (PR) e Poker/PEC (RJ) se enfrentaram na noite desta sexta-feira, 03 de setembro, pela segunda fase da Liga Futsal 2010, principal competição do salonismo nacional. Mesmo atuando em casa, no ginásio Costa Cavalcante, em Foz do Iguaçu, o elenco comandado pelo técnico Ed Carlos não saiu do empate – 3 a 3.

Como já era esperado, o duelo entre paranaenses e fluminenses foi equilibrado, com ambos os times buscando a vitória desde o primeiro minuto. Veloz em quadra, o PEC derrubou o primeiro zero no placar aos 7min28 – gol do pivô artilheiro Vander Carioca, que finalizou com precisão para vencer o goleiro Guiga.

Sem se abalar, a equipe do interior paranaense não recuou e chegou a empate antes mesmo do intervalo. Aos 9min53, Mancha, que atuou por várias temporadas no time de Petrópolis, não perdoou e igualou o marcador no Costa Cavalcante – 1 a 1.

O Foz Futsal/Penalty voltou para o período final a mil por hora. De tanto pressionar, a agremiação paranaense chegou à virada em cinco minutos, com gols de Daniel Sakai e Yuri.

Os gols continuaram saindo. Com o faro de gol sempre apurado, Vander Carioca deixou sua marca mais duas vezes e deu números finais a partida em Foz do Iguaçu – 3 a 3.

Para Mancha, o jogo foi equilibrado. “Fui premiado com um belo gol. Enfrentei meu ex-clube e procurei dar meu melhor, até mesmo porque agora eu defendo a camisa do Foz. Entramos em quadra sabendo que seria uma partida difícil e foi o que exatamente o que ocorreu”, comentou o experiente pivô do Foz.
FONTE: CBFS