segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

FUTSAL PELO MUNDO: UEFA FUTSAL EURO


O Campeonato Europeu de Seleções será realizado na Croácia em 2012, mas nesta semana - a partir de hoje - acontece a fase de classificação, na verdade uma espécie de Eliminatórias. São 24 equipes lutando pelas 11 vagas na fase final. Classificam-se os seis campeões de grupo e os cinco melhores segundos, que se juntarão ao país-sede para o sorteio decisivo no dia 9 de Setembro, em Zagreb.

A Espanha, atual campeã do Grand Prix, no Brasil, quer seu quarto título consecutivo, mesmo já sem Javi Rodríguez e Daniel, que se retiraram da seleção. A Fúria está no Grupo 1 junto com o anfitrião Azerbaijão, Cazaquistão e França. Portugal, vice-campeão em 2010, está enquadrado no Grupo 3, com sede na Polônia. Também estão presentes Bielorrússia e Macedônia. Terceira no último Europeu, a República Tcheca irá encarar Romênia (sede), Eslováquia e Noruega.

Só dois países, além da Espanha, conseguiram levantar o troféu. Um deles é a Rússia, campeã em 2001, e que forma parte do Grupo 2, junto a Sérvia, Holanda (seleção da casa) e Finlândia. A Itália, campeã em 2003, viaja a Eslovênia para encarar os anfitriões, Bósnia e Letônia. Por fim, o Grupo 5, na Ucrânia, que também terá Hungria, Bélgica e Turquia.
 
FONTE: PAPO DE BOLA

FUTSAL PELO MUNDO: MILTINHO FALA DA SUA EXPERIÊNCIA EM ATUAR FORA DO PAÍS



A mais nova experiência profissional do técnico Miltinho aconteceu do outro lado do continente, onde o treinador assinou contrato de um ano com o Gazprom-Ugra, uma das principais forças do futsal russo.

Além deste um ano de trabalho, o contrato poderá ser prorrogado no que depender do rendimento da equipe durante a Copa da Rússia, competição em que o Gazprom está na final e a Superliga, espécie de Taça Brasil de Clubes.

Para Miltinho, a grande diferença é que as equipes jogam apenas uma vez por semana, duas, no máximo, de acordo com a importância da competição. O treinador ainda revela que o futsal na Rússia tende a crescer cada vez mais, prova disto, são os nomes de atletas consagrados que pode ser anunciados a qualquer momento.

Miltinho está em fase de inter-temporada em Barcelona (ESP), onde realizou um amistoso contra o Marfil Santa Coloma e venceu por 4 x 0. O retorno à capital Moscou está previsto para o próximo domingo (27).

FONTE: Miltinho futsal

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CRISE NA LÍBIA: ‘Parece coisa de filme’, diz brasileiro que tenta deixar a Líbia

Marcelo Gallina é treinador de goleiros da seleção de futsal da Líbia. Nesta terça, ele se apresentou para treinamento, mas ninguém apareceu.
Marcelo Gallina, treinador de goleiros da seleção de futsal da Líbia (Foto: Arquivo pessoal)

Treinador de goleiros da seleção de futsal da Líbia, o carioca Marcelo Gallina, 40 anos, se apresentou para o treinamento marcado para a manhã desta terça (22), mas ninguém apareceu.

Ele então pegou a mala e se dirigiu para o aeroporto da capital Trípoli a fim de tentar embarcar em um voo para deixar o país.
Gallina estava havia dois dias trancado em seu apartamento, em um condomínio fechado em Trípoli. Com contrato até 2012, ele vive no país desde maio do ano passado.
Ao G1, contou que estocou alimentos para pelo menos sete dias e que evitava sair de casa devido aos conflitos nas ruas.

A situação do país se agravou nesta semana. Os protestos, que estavam concentrados na cidade de Benghazi, chegaram à capital, Trípoli. Aeronaves militares teriam atacado uma multidão de manifestantes. Segundo fontes não-oficiais, há mais de 400 mortos.

“Parece coisa de filme. O espaço aéreo foi fechado. Tentei sair de casa [na segunda, 21] e não consegui. Tem manifestantes por todos os lados, pessoas armadas com pedaços de pau, pedras, tiros por todos os lados. Nem táxi consegui para ir até o aeroporto. Voltei para casa e encontrei uma loja aberta”, disse o treinador pelo Skype, programa de telefonia via internet.
Gallina estava sem contato com a família desde sexta-feira (18). Na última terça (15), o time chegou da Itália onde estava treinando. Ele conta que a equipe treinou normalmente no sábado (19) e no domingo (20).

Familiares

Do Rio de Janeiro, a mulher de Gallina, Mônica, acompanha pela imprensa as notícias sobre a situação na Líbia.

Casada com Marcelo Gallina há 21 anos, ela preparava a primeira viagem para a Líbia no feriado de Carnaval, mas adiou os planos devido aos problemas políticos no país.

“Eu não vejo a hora de ele entrar num avião e voltar para casa. Depois que consegui falar com ele, fiquei um pouco mais calma, mas a situação que a gente vê pela imprensa é muito complicada. Eu quero que ele volte por enquanto para casa”, disse Mônica.

FONTE: G1

Marcelo Purific, Mônica Gallina, Adliz e eu, foto tirada nas férias do Marcelo aqui no Brasil (Petrópolis), (Arquivo pessoal)

Caros amigos do blog, mais uma vez eu tenho certeza que Deus não faz nada por acaso. Em dezembro último passado eu tinha acertado minha ida para a Seleção da Líbia, por  intermédio  do meu amigo Purific e do Técnico do Selecionado Líbio o Espanhol Pablo Prieto, embarcaria no dia 25 de dezembro, mas alguns dias antes minha ida foi cancelada e no meu lugar foi um Preparador Físico Espanhol, graças a Deus isto aconteceu, senão estaria passando pelas mesmas dificuldades dos meus amigos Purific e do Pablo Prieto.
* Que Deus os ajudes e que voltem para seus lares com segurança.
Força parceiro Purific.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

El español Pablo Prieto, seleccionador de futsal de Libia, atrapado en el país africano

22/02/2011 - El seleccionador nacional de fútbol sala de Libia, el español Pablo Prieto, atraviesa por una situación muy difícil en el país africano, después de los bombardeos que se produjeron este lunes y que se cobraron la vida de unas 400 personas, como medida de represión a la revuelta popular contra el régimen de Muanmar el Gadafi.

www.lnfs.es se ha puesto en contacto con el preparador gallego a través de correo electrónico, debido a los problemas que sufre la red de telecomunicaciones en el país árabe. A través de este medio, Prieto ha relatado la dantesca situación por la que atraviesa Libia, ante la que busca una solución urgente para regresar a España.

El técnico gallego, que en todo momento se ha mantenido en contacto con la Embajada de España en el país, se encuentra en estos momentos en el aeropuerto de Trípoli, a recomendación de la delegación española en Libia, a la espera de poder tomar un vuelo que le permita regresar a nuestro país.

Pablo Prieto ha asegurado que Libia sufre una situación de “bloqueo absoluto” tras los bombardeos acaecidos este lunes, que además de causar cerca de medio millar de víctimas, destruyeron por completo el aeropuerto de Bengasi, la segunda ciudad libia más importante.

“El país está cerrado. Es casi imposible realizar comunicaciones vía telefónica, no se puede repostar gasolina y hay carencia de alimentos básicos. En la calle hay coches quemados e incluso se han incendiado edificios... esta situación produce miedo”, indica el entrenador español.

Pablo Prieto asumió el cargo de seleccionador nacional absoluto de Libia a comienzos de 2010, tras recibir una oferta de la Federación Libia, en nombre del presidente del Comité de Futsal de Libia, Abdesalam Saadi, sobrino de Muanmar el Gadafi, gran aficionado al fútbol sala y uno de los impulsores de este deporte en el país árabe. El preparador gallego inició este proyecto con el objetivo de potenciar este deporte en el país.

Durante el tiempo que lleva al frente del combinado árabe, Libia ha conquistado dos títulos, la Copa Norte de África y el Campeonato Sultat Alshaab; y se ha proclamado subcampeón de la Copa del Mediterráneo.

Además, Prieto es uno de los técnicos más reconocidos a nivel nacional. El preparador gallego fue el encargado de comandar al Azkar Lugo desde el banquillo en su estreno en División de Honor, club en el que posteriormente desempeñó las funciones de director deportivo. Asimismo, dirigió al Azulejos Ramos Talavera, Egasa Chaston y O Parrulo Ferrol.

FONTE: LNFS

ARTIGO: PREPARAÇÃO FÍSICA: EQUAÇÕES GENERALIZADAS E ESPECÍFICAS PARA O CÁLCULO DO % DE GORDURA


As equações de predição são desenvolvidas utilizando-se modelos matemáticos de regressão linear (equações para grupos específicos - homogêneos) e quadráticos (equações para grupos generalizados - heterogêneos). Existem muitas equações disponíveis para escolha e, talvez esta seja uma das maiores dificuldades na hora de selecionar qual delas utilizar.

O importante na escolha é perceber a sua real necessidade e possíveis problemas com a escolha. Quanto às necessidades a questão do tempo é um dos fatores relevantes, principalmente em academias, pois se o avaliador escolhe uma equação que demande a medição de muitas dobras, o tempo de coleta será consideravelmente maior. Diretamente relacionado ao número de dobras cutâneas medidas, podemos citar o problema com erros de medidas intra e inter-avaliadores. Caso o avaliador não seja experiente, ou existam muitos avaliadores, a utilização de protocolos com poucas dobras é sempre recomendável, assim como, treinos técnicos para avaliar o erro técnico de medição dos avaliadores.

Existem mais de uma centena de equações envolvendo medidas antropométricas, abaixo postarei apenas algumas delas que são frequentemente utilizadas por avaliadores:

Equações Generalizadas

Jackson e Pollock (1978) – Homens de 18 a 61 anos
DC= 1,109380 – 0,0008267 (∑3DOC) + 0,0000016 (∑3DOC)2 – 0,0002574 (idade)
Somatório das 3 DOC: peitoral, abdome e coxa.

Petroski (1995) – Homens de 18 a 66 anos
DC= 1,10404686 – 0,00111938 (∑3DOC) + 0,00000391 (∑3DOC)2 – 0,00027884 (idade)
Somatório das 3 DOC: peitoral, tríceps e subescapular.

Jackson et al (1980) – Mulheres de 18 a 55 anos
DC= 1,0994921 – 0,0009929 (∑3DOC) + 0,0000023 (∑3DOC)2 – 0,0001392 (idade)
Somatório das 3 DOC: Tríceps, supra-ilíaca e coxa

Petroski (1995) – Mulheres 18 a 51 anos
DC= 1,02902361 – 0,00067159 (∑4DOC) + 0,00000242 (∑4DOC)2 – 0,00026073 (idade) – 0,00056009 (massa corporal) + 0,00054649 (estatura)
Somatório das 4 DOC: Subescapular, tríceps, supra-ilíaca e panturrilha medial .

Equações Específicas

Jackson et al (1980) – Homens atletas de 18 a 29 anos
DC= 1,112 – 0,00043499 (∑7DOC) + 0,00000055 (∑7DOC)2 – 0,00028826 (idade)
Somatório das 7 DOC: Tríceps, subescapular, peitoral, axilar média, supra-ilíaca anterior, abdominal e coxa.

Jackson et al (1980) – Mulheres atletas de 18 a 29 anos
DC= 1,096095 – 0,0006952 (∑4DOC) + 0,0000011 (∑4DOC)2 – 0,0000714 (idade)
Somatório das 4 DOC: Tríceps, supra-ilíaca anterior, abdominal e coxa.

Fórmulas para transformar DC em % gordura:

Homens brancos %G = [(4,95/Dc) – 4,5] x 100
Homens negros %G = [(4,37/Dc) – 3,93] x 100
Mulheres brancas %G = [(5,01/Dc) – 4,57] x 100
Mulheres negras %G = [(4,85/Dc) – 4,39] x 100


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

SELEÇÃO BRASILEIRA: IRANIANO GRÉLLO RECEBE NOVA CHANCE NO SELECIONADO BRASILEIRO


Esfahan (Irã) - Um dos pioneiros quando se fala em brasileiros atuando no futsal iraniano, Gréllo foi mais uma vez lembrado pelo técnico Marcos Sorato para defender as cores do Brasil em partidas internacionais. O treinador o convocou por conta do corte de Maurício, que atua no El Pozo de Múrcia, na Espanha, para os confrontos em terras iranianas.

Gréllo, que era ídolo na equipe do Fisiomedia Manacor, da Espanha, deixou as terras ibéricas para atuar na equipe do Gitpasand, que é estabelecida exatamente na cidade de Esfahan, palco dos confrontos contra os iranianos nesta semana.

Esta é a segunda convocação de Gréllo, que havia jogado com a camisa amarela do Brasil no ano passado, em duas partidas amistosas contra a Romênia, na cidade de Targu Mures, na Romênia. Novamente lembrado, Gréllo espera corresponder às expectativas da comissão técnica.

“Qualquer jogador mais novo como eu, o Murilo, o Igor, tentamos nos empenhar ao máximo para continuar a ser lembrado e conquistar vitórias para o Brasil. Uma mescla com atletas experientes como é o fato de Vinícius, de Ciço, de Betão e de Gabriel, por exemplo, é importante para que nós também tenhamos um maior aprendizado”, disse.

“Meu time na Espanha já passava por alguns problemas financeiros que estavam refletindo em quadra. Quando surgiu a oportunidade de atuar no Irã, pesou o fato do selecionado nacional estar atuando muito bem nos últimos anos”, disse Gréllo, explicando a saída da Espanha.

O atleta está satisfeito em ter realizado a troca de país. Deixar a Espanha e seguir para o Irã foi importante em seu crescimento, avalia. “O futsal daqui é muito competitivo. São muitas equipes de alto nível que lutam pelo título nacional e isso faz com que o torcedor venha em grande número aos jogos, o que agita ainda mais a competição.”

FUTSAL PELO MUNDO: ALADINHO MARCA SEIS GOLS NA SUA ESTREIA NO KUWAIT


A estreia do gaúcho da cidade de Machadinho, o craque Aladinho (ex-Cascavel) não poderia ter sido melhor. A sua nova equipe, líder do campeonato do Kuwait, o clube Yarmouk, foi brilhante goleando a equipe do Jahra pelo placar de 11x0, com seis tentos de Aladinho. O Yarmouk conquistou mais três pontos e soma um total de 36 pontos, se distanciando do segundo lugar Fahaheel que possue 29 pontos e do Al Kuwait nossa equipe com 28 pontos.

1a. RODADA - RETURNO

12/fev Sábado Yarmouk 11x0 Jahra
13/fev Domingo Shabab x Tadamon
15/fev Terça-feira Qadsia x Naser
16/fev Quarta-feira Kuwait x Khaitan
17/fev Quinta-feira Sahel x Kazma
18/fev Sexta-feira Arabi x Salmiya

Classificaçao Atualizada

1º) Yarmouk = 13 jogos = 36 pts
2º) Al Fahaheel = 12 jogos = 29 pts
3º) Al Kuwait = 12 jogos = 28 pts
4º) Al Arabi = 12 jogos = 25 pts
5º) Al Qadsia = 12 jogos = 23 pts
6º) Al Salmiyah = 12 jogos = 21 pts
7º) Kazma = 12 jogos = 19 pts
8º) Al Shabab = 12 jogos = 18 pts
9º) Al Tadamon = 12 jogos = 12 pts
10º) Al Nasar = 12 jogos = 10 pts
11º) Al Jahra = 13 jogos = 06 pts
12º) AL Sahel = 12 jogos = 04 pts
13º) Khaitan = 12 jogos = 00 pt

Pre-Europeo Croacia 2012: 24 equipos en busca de 11 plazas en la fase final

21/02/2011 - El Campeonato de Europa de selecciones nacionales que se disputará en Croacia en 2012 echa a andar esta semana con la fase de clasificación. Un total de 24 equipos optarán a las 11 plazas que se encuentran vacantes en la fase final. Uefa.com ha analizado los seis mini-torneos que tendrán lugar del 24 al 27 de febrero.

Los seis campeones de grupo y los cinco mejores segundos de esta fase de clasificación se unirán a Croacia en el sorteo que tendrá lugar el próximo 9 de septiembre en Zagreb. Cada uno de los grupos cuenta con unos de los combinados que ganaron en la ronda preliminar del mes pasado.

España confía en alzar su cuarto título consecutivo, pero no lo tendrá fácil en el Grupo 1, con Azerbaiyán como anfitriona, selección que alcanzó las semifinales en su primera clasificación para la fase final disputada el año pasado en Hungría. Mientras que Javi Rodríguez y Daniel se han retirado de ‘La Roja’, algunos hombres como Luis Amado estarán presentes junto a nuevos talentos como Pola. Junto a Azerbaiyán también forman parte del grupo Kazajstán y Francia.

Portugal, subcampeón en 2010, está encuadrado en el Grupo 3, con sede en Polonia. Los lusos, con su nuevo técnico, Jorge Baz, a la cabeza, se verán las caras con Bielorrusia, que se clasificó para su primera fase final en 2010 y empató 5-5 con Portugal en un emocionante choque.

Tercera en el Europeo de Hungría fue la República Checa, que ha quedado encuadrada en un duro Grupo 4, junto a Rumanía, Eslovaquia y Noruega, que tuvo una actuación brillante en su debut y ganó las tres rondas preliminares.

Solo dos países, además de España, han conseguido levantar el trofeo, y a buen seguro que querrán mejorar la actuación del último campeonato, en el que no pasaron de cuartos de final. Rusia, campeón en 2001, forma parte del Grupo 2, junto a Serbia, que le derrotó por 4-3 en la fase de grupos de 2010; Holanda (que busca acabar con siet años de ausencia de la fase final) y Finlandia. Italia, campeón en 2003, viaja a Eslovenia para medirse a los anfitriones, Bosnia – Herzegovina y Letonia.

Tal vez el más competitivo podría ser el Grupo 5, donde están involucrados tres de los semifinalistas de Hungría 2010. La anfitriona Ucrania es la que tiene mejor historial, ya que fue subcampeona dos veces bajo las órdenes de Gennadiy Lysenchuk, y se tendrá que enfrentar a Bélgica y a Hungría, además de Turquía, relativamente nueva en el panorama continental del fútbol sala.

La fase de clasificación para el Campeonato de Europa de Croacia 2012 está conformada de la siguiente manera:

Grupo 1: ESPAÑA, Azerbaiyán (anfitriona), Kazajstán y Francia
Grupo 2: Rusia, Serbia, Holanda (anfitriona) y Finlandia
Grupo 3: Portugal, Bielorrusia, Polonia (anfitriona) y Antigua República Yugoslava de Macedonia
Grupo 4: República Checa, Rumanía (anfitriona), Eslovaquia y Noruega
Grupo 5: Ucrania (anfitriona), Hungría, Bélgica y Turquía
Grupo 6: Italia, Eslovenia (anfitriona), Bosnia – Herzegovina y Letonia

El FC Barcelona Alusport, homenajeado en el Camp Nou por la consecución de la Copa de España


21/02/2011 - El FC Barcelona Alusport fue protagonista en los prolegómenos del encuentro de fútbol entre el conjunto culé y el Athletic de Bilbao. Los componentes del equipo blaugrana fueron homenajeados en el Camp Nou por la consecución de la Copa de España el pasado 6 de febrero en Segovia, en un acto que compartieron con el equipo de hockey patines del club, reciente campeón de la Copa Continental.

Posteriormente, el entrenador del cuadro azulgrana. Marc Carmona, y el capitán, Javi Rodríguez, junto a los representantes de la sección de hockey patines, se desplazaron al palco, donde fueron recibidos por el presidente de la entidad, Sandro Rosell, y desde donde presenciaron el duelo entre el FC Barcelona y el Athletic de Bilbao. Además, compartieron impresiones con el capitán del primer equipo, Carles Puyol.

El capitán del FC Barcelona Alusport, Javi Rodríguez, reconoció, en los momentos previos al homenaje, cierto nerviosismo porque, segñun argumentó en declaraciones a Barça TV, se trataba de la primera vez que saltaba al césped del Camp Nou. "Es una sensación nueva porque nunca habíamos ofrecido un título, y es especial", explicó.

FONTE: LNFS

domingo, 20 de fevereiro de 2011

RODRIGUINHO TÊM UMA ÓTIMA ESTRÉIA NO KUWAIT


DOIS GOLS, E DUAS ASSISTÊNCIAS, ESSA FOI A ATUAÇÃO DE RODRIGUINHO EM SUA ESTRÉIA PELO AL QADSIA NO CAMPEONATO NACIONAL DO KUWAIT CONTRA O AL- NASSER, ATUANDO 35 DOS 40 MINUTOS DO JOGO, RODRIGUINHO FOI O GRANDE DESTAQUE SENDO DECISIVO NA PARTIDA. NA PRÓXIMA SEGUNDA - FEIRA O TIME DO CRAQUE BRASILEIRO VAI ENFRENTAR UM DOS RIVAIS LOCAIS, O KASMA.


APÓS A VITÓRIA, RODRIGUINHO FALOU AO BLOG, ACOMPANHE:

PRIMEIRAMENTE, COMO VOCÊ SE SENTIU NA SUA ESTRÉIA?

ME SURPREENDI FISICAMENTE JÁ QUE JOGUEI 35 MINUTOS, ME SENTI MUITO BEM, MESMO ESTANDO MAIS DE UM MÊS SEM JOGAR, ESPERO REPETIR A ATUAÇÃO NO PRÓXIMO JOGO E MELHORAR MEU CONDICIONAMENTO FÍSICO DIARIAMENTE NOS TREINAMENTOS.

ANALISANDO SUA EQUIPE, VOCÊ ACHA QUE FIZERAM UM BOM JOGO?

SIM, APESAR DO RESULTADO O JOGO FOI COMPLICADO, O TIME DELES ERA MUITO FORTE NA MARCAÇÃO MAS NÓS PRESSIONAMOS O ADVERSÁRIO NO PRIMEIRO TEMPO E CONSEGUIMOS CONSTRUIR O RESULTADO DE 3X0, JÁ GARANTINDO A VITÓRIA PRATICAMENTE. NO SEGUNDO TEMPO CADENCIAMOS MAIS O JOGO, TOCANDO MAIS A BOLA E FAZENDO O TEMPO PASSAR, FIZEMOS MAIS DOIS GOLS NO CONTRA ATAQUE.

NA SUA OPINIÃO, DOS TRÊS GOLS MARCADOS, QUAL FOI O MAIS BONITO?

O MEU SEGUNDO GOL, FOI MINHA MARCA REGISTRADA, DRIBLEI PARA O MEIO E ACERTEI O ÂNGULO DO GOLEIRO, A TORCIDA FICOU MUITO SATISFEITA COM A MINHA ATUAÇÃO, ISSO ME DEIXA MUITO CONTENTE E CONFIANTE.

SEU DESTAQUE FINAL SOBRE A PARTIDA

FIQUEI FELIZ COM O RESULTADO E COM A TORCIDA QUE NOS APLAUDIU DE PÉ, ESTAMOS CONFIANTE PARA A SEQUÊNCIA DO CAMPEONATO, ACREDITO QUE VAMOS BRIGAR ENTRE OS LÍDERES.


EQUIPE DO AL-QADSIA


RODRIGUINHO E SEU TREINADOR FÁBIO CORTEZ

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

FOZ FUTSAL PRATICAMENTE ACERTA COM SANDRO COLVERO




O técnico Sandro Colvero deve assumir o comando técnico do Foz Futsal para as disputas 2011.

Na última segunda-feira (14) ao participar da programação esportiva da rádio Cultura, o treinador afirmou que as negociações com o clube de Foz do Iguaçu evoluíram e que já teria acertado sua ida para o clube Paranaense de maneira verbal:

"Só estou aguardando a chegada do supervisor Wilson Bian para depois seguir para Foz do Iguaçu. Pretendo chegar na sexta, no mais tardar no sábado, e iniciar o trabalho, recuperando o tempo perdido." Afirmou

Há menos de um mês para as disputas do Campeonato Paranaense de Futsal da Série Ouro 2011, o Foz Futsal ainda não começou a treinar visando a competição estadual e a chegada do treinador deve marcar o início dos trabalhos do representante iguaçuense nesta temporada.

Gaúcho de Santa Maria (RS), Colvero aguarda uma conversa com a direção para acertar detalhes sobre a comissão técnica e o elenco que terá à sua disposição. "Se preciso for, tenho nomes a indicar para a comissão e também para o grupo de jogadores. O importante é que todos trabalhem efetivamente em prol do Foz Futsal e em busca do objetivo que é realizar uma boa temporada".

De acordo com a decisão dos clubes no Arbitral realizado em Marechal Cândido Rondon, a Série Ouro deve começar no dia 12 de março. "Todo tempo ganho é bem vindo, por isso precisamos acelerar o processo para que possamos montar um grupo de trabalho, começar o campeonato em uma condição aceitável e buscar a evolução dentro da competição." Disse

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PILATES E FUTSAL: MAIS FLEXIBILIDADE PARA O CHUTE




A palavra flexibilidade é derivada do latim flectere ou flexibilis,“curvar-se”. Talvez uma das definições mais simples seja a amplitude de movimento disponível em uma articulação ou grupo de articulações, sendo limitada por ossos, músculos, tendões, ligamentos e cápsulas articulares.

O futsal é um esporte em ascensão mundial, atraindo cada vez mais adeptos. Devido à facilidade de encontrar espaços para sua prática, é um dos esportes mais difundidos no Brasil, sendo jogado por mais de 12 milhões de brasileiros, segundo dados da Confederação Brasileira de Futebol de Salão – CBFS.

A flexibilidade sofre decréscimo com a idade; durante a adolescência, devido ao estirão de crescimento puberal, ocorre considerável perda dessa característica. Sabe-se, também, que atletas de futebol e futsal, como resultado dos programas de fortalecimento visando o gesto do chute, tendem a apresentar considerável encurtamento da musculatura posterior da coxa, o que promove perda de rendimento e predispõe o atleta a lesões musculares.

Quando adolescentes entram em centros de formação futebolísticos, os treinamentos intensos, a musculação e, talvez, programas de flexibilização mal-elaborados formam um atleta com pouca flexibilidade. Conseqüentemente, o gesto esportivo (no caso, o chute) apresenta-se menos preciso e menos potente, justamente pela deficiência de flexibilidade, especialmente na musculatura posterior de coxa (isquiotibiais).

Este grupo muscular, juntamente com o grupo posterior da perna (gastrocnêmios) são os mais propensos a estiramentos musculares (lesão gerada pelo alongamento exagerado das fibras ou contrações musculares bruscas). Esses músculos caracterizam-se por serem biarticulares e por solicitação excêntrica em grande parte do tempo (por exemplo, os isquiotibiais na fase de desaceleração do chute e os gastrocnêmios na aterrissagem).

As principais técnicas para o desenvolvimento da flexibilidade são: balística, alongamento, estática e FNP (facilitação neuromuscular proprioceptiva).

Entretanto, técnicas como o Pilates vêm surgindo como novas opções a serem estudadas, testadas e comprovadas. O método Pilates, quando aplicado através de um programa de treinamento especifíco para futebol e futsal, melhora o desempenho do atleta à medida que aumenta a flexibilidade. Isso incide não apenas na melhora da amplitude do movimento, mas também na prevenção de lesões.

FONTE: http://tratandoatletas.blogspot.com/

UMA ESPERANÇA PARA O FUTSAL DO FLAMENGO


No início de 2010, quando a presidente Patricia Amorim assumiu o comando do Fla, com o discursso de que iria dar mais valor aos esportes amadores, os jogadores do futsal comemoraram e chegaram a sonhar com uma participação na Liga Futsal, mas logo em seguida foram pegos de surpresa, pois a equipe principal simplesmente acabou.

Os jogadores, campeões em 2009 do Carioca da modalidade, deixaram o clube no início do ano passado e para piorar, saíram com oito meses de salários atrasados e sem saber se um dia veriam a cor do dinheiro.

Para amenizar a situação, a presidente Patricia Amorim prometeu quitar a dívida aos poucos, o que acabou acontecendo antes do final do ano passado, para alívio dos jogadores.

- Foi uma atitude louvável da presidente. Queria até agradecer. Ninguém esperava, mas ela pagou todos os salários atrasados do futsal. Seria uma boa para o Flamengo e para o futsal carioca se o clube conseguisse retomar a modalidade - disse Panazio, principal jogador do time de futsal do Flamengo em 2009, que acabou tendo de jogar no Vasco.

Conforme o site LANCENET apurou, existe um pequeno projeto para o esporte voltar a ter uma equipe principal ainda neste ano, mas assim como da outra vez, o fato da modalidade ser ligada ao departamento de futebol rubro-negro pode prejudicar, pois os diretores não conseguiram, no passado, lidar com o volume de trabalho envolvido no departamento.

Procurada pela equipe de reportagem, a presidente Patricia Amorim não respondeu sobre o futsal do clube.

FONTE: Lancepress

DUELO DE "PEIXES É CERCADO DE EXPECTATIVAS


Depois de 20 dias de uma intensa pré-temporada, a mais nova força do futsal Nacional está prestes a estrear. O Santos/Cortiana/Unilus segue treinando até na quarta-feira (16) na cidade de Santos e no dia seguinte segue para a capital Federal, Brasília, onde enfrenta o Peixe/Mazza (DF), outra equipe que irá debutar na elite do futsal brasileiro em 2011.

O grupo já aguarda com ansiedade o duelo dos “peixes”, porém, espera que isso não atrapalhe: “Com certeza teremos dificuldades pelo adversário que também está trabalhando tanto quanto nós, mas não creio que essa expectativa para a estreia vá atrapalhar, nosso grupo é formado por jogadores experientes e com certeza não teremos esse problema.” Explicou o pivô Deives, ex-Unisul (SC).

O treinador da equipe, Ferretti, compactua do pensamento de Deives: “O time está pronto. Temos uma boa expectativa, mas não há ansiedade. Todos são experientes e sabem que o confronto servirá para preparar o grupo para as competições do ano”. Disse

Do outro lado, na equipe brasiliense, o quadro não é diferente, afinal, o time da casa também está diante de uma estreia: “Cheguei e já senti que a cidade espera muito por esse jogo e no grupo não é diferente. A partida será um ótimo termômetro para a gente saber no que teremos que melhorar ou se devemos seguir na mesma linha” comentou o fixo Jaderson, que se apresentou ao time de Brasília nessa segunda-feira (14) e vive a perspectiva de entrar em quadra na sexta-feira (18).

“Vamos saber na quarta-feira se vou jogar, por enquanto vou fazer um trabalho diferenciado para recuperar o tempo que fiquei sem treinar, mas quero muito jogar” comentou a nova contratação Brasiliense.

A partida acontece na sexta-feira (18) a partir das 21 horas, no Ginásio Sobradinho, em Brasília (DF).

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

LIGA ESPANHOLA: LNFS E EUROSPORT FECHAM ACORDO DE TRANSMISSÃO


Eurosport e a Associação Espanhola de Futsal chegar a um acordo para transmitir o torneio do Campeonato Espanhol e da Primeira Liga para mais de 60 países.

O grupo Eurosport e a Associação Espanhola de Futsal chegaram a um acordo para transmitir a Liga Espanhola de Futsal em ambos Eurosport 2 e Eurosport Ásia-Pacífico. O acordo começa com a transmissão do torneio Copa da Espanha, a decorrer entre 03-06 fevereiro.

Ambos os canais estarão transmitindo apartir da próxima quinta-feira, 03 de fevereiro, enquanto o último lugar, tendo no domingo, 6 de fevereiro, é transmitido ao vivo. Após a Copa, tanto Eurosport 2 e Eurosport Ásia-Pacífico estão transmitindo ao vivo semanal e um dispositivo elétrico em mais de 60 países.
 
Luis Fuentes, gerente geral da Eurosport na Espanha, confirmou: "estamos muito satisfeitos com este acordo, os fãs terão a oportunidade de desfrutar da melhor liga de futsal. Além disso, Eurosport 2 reforça sua posição como uma equipa de desporto canais que inclua a Eurocup de basquetebol ".

O gerente-geral da Associação Espanhola de Futsal, Javier Lozano declarou: "Estou muito feliz com este acordo, pois é uma estratégia fundamental para a globalização, que foi planejado no início da temporada. Somos uma liga admirado em todo o mundo, e estamos aproveitando essa grande oportunidade ".

Eurosport 2 é vista em mais de 48 milhões de casas, transmitido em 47 países e em 16 idiomas. Quanto Eurosport Ásia-Pacífico, que é transmitido em 15 países.
 
*Chipre, Grecia, Italia, Líbano, Malta, Portugal, España, Turquía, Austria, Bélgica, Dinamarca, Finlandia, Francia, Alemania, Islandia, Irlanda, Luxemburgo, Países Bajos, Noruega, Suecia, Suiza, Reino Unido, Albania, Armenia, Azerbaiyán, Bielorrusia, Bosnia-Herzegovina, Bulgaria, Croacia, República Checa, Estonia, Georgia, Hungría, Kazajstán, Letonia, Lituania, Macedonia, Moldavia, Montenegro, Polonia, Rumania, Rusia, Serbia, República Eslovaca, Eslovenia, Ucrania.
 
FONTE: FUTSAL PLANET

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

FALCÃO DESAFIA RONALDINHO GAÚCHO

KRONA PERDE MAIS UM JOGADOR PARA O FUTSAL RUSSO


O jovem Pivô Ferrão dá adeus aKrona.

Depois de Humberto, que acertou sua transferência para o Sibiryak (RUS) na última semana, a equipe da Krona/Joinville/DalPonte (SC) perdeu outro jogador para as disputas da temporada 2011. Aos 20 anos, o pivô Ferrão recebeu uma proposta irrecusável do Tyumen (RUS).

O desligamento do atleta junto ao time joinvilense ocorreu nesta terça-feira (1º/2), após o pagamento da multa rescisória efetuado pelo clube russo. Ferrão já embarcou e deverá estrear na nova equipe ainda esta semana.

Em sua segunda passagem pelo time catarinense, a primeira foi em 2007, Ferrão disputou duas competições: Taça Brasil de Clubes e Campeonato Catarinense da Divisão Especial. Pivô de origem, o jogador contribuiu com a Krona na conquista do bicampeonato estadual.

“Foram cinco meses na cidade de Joinville em 2010. Sem dúvida, o título estadual foi importante para minha carreira. Deixo a Krona após muito empenho durante os treinos e jogos”, destacou o atleta, que no ano passado foi campeão Sul-Americano pela seleção brasileira de futsal Sub 20.

Ferrão acertou contrato de dois anos com o Tyumen (RUS). “A proposta foi excelente. Já estava realizando os testes físicos pela Krona, mas o interesse do time russo aconteceu de maneira rápida e eficiente”, justificou.

Segundo o supervisor da agremiação catarinense, Salésio Conti, o Tedão, com a saída dos pivôs, a equipe joinvilense entra na luta por reforços. “Sabemos das necessidades do elenco, porém a diretoria da equipe está analisando atletas em atividade no Brasil e no exterior. A intenção é suprir as saídas de Ferrão e Humberto fortalecendo ainda mais o grupo”, afirmou o dirigente.
 
FONTE: CBFS