terça-feira, 30 de agosto de 2011

FEMININO: PERNANBUCO É CONFIRMADO COMO SEDE DO MUNDIAL FEMININO DE FUTSAL


Mais uma conquista para o futsal Pernanbucano; desta vez fora das quadras. O presidente da Federação Pernambucana de Futsal, Edson Nogueira, confirmou Pernambuco como sede do mundial de futsal feminino, que acontecerá em dezembro deste ano.

A informação foi confirmada após a reunião de Edinho com o presidente da Confederação Brasileira de Futsal, Aécio Borba. De acordo com Edson, participará do mundial as seleções de Portugal, Espanha, Japão, Rússia, Ango­la, Venezuela e Tailândia, além do Brasil.

O bom momento do futsal pernambucano e principalmente das meninas que em menos de dois meses conquistaram dois títulos inéditos para Pernambuco, foram determinantes na escolha.

Os jogos do campeonato acontecerão em Caruaru, pois Recife não possui quadras nas exigências da Fifa. Além de bons ginásios, a Capital do Agreste conta com uma grande rede hoteleira que comportará a demanda do mundial.

Edson Nogueira espera contar com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Esporte, da Prefeitura de Caruaru e das embaixadas dos países que estarão envolvidos na disputa.

Outra competição que foi confirmada para Pernambuco e também de grande porte é o Recife Open, que acontecerá em novembro, na capital pernambucana. Na competição oito equipes nacionais disputarão o título, três delas serão de Pernambuco.

CARIOCA BARTOLO FECHA COM EL REALE CARTAGENA



29/08/2011 - El Reale Cartagena ha concretado en las últimas horas el que será su último fichaje para esta temporada 11/12. Se trata del pívot de gran faceta goleadora Reinaldo Alves de Paiva, ‘Bartolo’, quien cuenta con experiencia en clubes de nuestra geografía tras su paso por el Castro Urdiales y Pinseque.

Bartola es nuevo jugador albiazul, un goleador de 30 años que la pasada campaña jugó en el Araz Naxçivan, campeón de la Liga de Azerbaiyán en seis ocasiones y tercero en la UEFA Futsal Cup en el año 2010, tras caer en semifinales contra el Inter Movistar.

Antes, el pupilo de Luis Fonseca destacó como goleador en Segunda División tanto en el Castro Urdiales cántabro como en el Horcona Pinseque aragonés, equipo en el que llegó a marcar 52 goles en una sola campaña. Esas cifras le sirvieron para jugar varios años en Rusia.

El jugador será presentado de manera oficial ante los medios de comunicación este martes 30 de agosto a las 13:15 en la sala de prensa del Pabellón Central Wsell de Guimbarda.

FONTE: LNFS

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

SISTEMA DE DISPUTA DA COPA AMÉRICA DE FUTSAL É MODIFICADO

A Conmebol, juntamente com a AFA (Associação do Futebol Argentino), confirmou a mudança do sistema de disputa da Copa América de Futsal. A competição, que será realizada na Argentina em setembro, teve alterado, inclusive, o período de realização, ganhando um dia, tendo início em 11 de setembro - a decisão está mantida para o dia 17 de setembro.

Os nove países participantes, que antes estavam divididos em três grupos, agora comporão duas chaves, uma com quatro, outra com cinco equipes. O Brasil fará parte do Grupo A, juntamente com Peru, Argentina e Chile, contra quem farão o jogo de estreia, no dia 12 de setembro. Na sequência, os brasileiros encaram o Peru, no dia 13, e fecham a participação na primeira fase diante dos anfitriões, no dia 14.

Os semifinalistas serão conhecidos após a disputa das seleções dentro de seus respectivos grupos em turno único. Os dois melhores de cada chave avançarão e duelarão por uma vaga para a final no dia 16 de setembro. O Grupo B conta com Uruguai, Paraguai, Colômbia, Bolívia e Venezuela. A decisão está marcada para o dia 17 de setembro, às 15h.

A Copa América terá todos os seus jogos no Complexo Desportivo de Hurlinghan, que fica na região metropolitana de Buenos Aires, capital argentina. O Brasil venceu as edições de 92, 96, 2000 e 2008 da Copa América de Futsal. A única vez que o título não ficou com os brasileiros foi em 2003, quando os argentinos levaram a melhor e interromperam a sequência vitoriosa, na competição realizada em Assunção, no Paraguai.

TABELA

11/9 (Domingo)
17h - Bolívia x Colômbia
19h - Uruguai x Paraguai

12/9 (Segunda-feira)
12h - Venezuela x Colômbia
14h - Paraguai x Bolívia
16h - Brasil x Chile
19h30 - Argentina x Peru

13/9 (Terça-feira)*
Venezuela x Bolívia
Uruguai x Colômbia
Brasil x Peru
Argentina x Chile

*Horários a serem confirmados

14/9 (Quarta-feira)
13h30 - Chile x Peru
15h30 - Uruguai x Bolívia
17h30 - Paraguai x Venezuela
19h30 - Argentina x Brasil
15/9 (Quinta-feira)
16h - Uruguai x Venezuela
18h - Paraguai x Colômbia

16/9 (Sexta-feira) - Semifinais
18h - 1º Grupo A x 2º Grupo B
20h - 2º Grupo A x 1º Grupo B

17/9 (Sábado)
3º lugar
13h - Perdedor semifinal 1 x Perdedor semifinal 2

Final
15h - Vencedor semifinal 1 x Vencedor semifinal 2

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SANTOS PODE DESISTIR DO PROJETO FUTSAL NO FIM DO ANO


Falcão é a principal estrela da constelação santista


O Santos deve desistir do projeto futsal no final do ano! A Afirmação é de Alexandre Praetzel, repórter do site terceiro tempo, do apresentador Milton Neves, e da Rádio Bandeirantes.

Na notícia, que foi ao ar nessa quarta-feira (24), as 09h04, no site de Milton Neves, Alexandre explica que a equipe santista estaria tendo problemas com um de seus principais patrocinadores, a Cortiana Plásticos e ainda de acordo com o repórter, as despesas do esporte das quadras recaíram, todas, sobre o clube praiano.

A empresa Cortiana, sediada no Interior do Rio Grande do Sul, não cumpriu os acordos financeiros com o Santos, e com isso o clube esta arcando com todas as despesas do time de futsal. Só o salário do Ala Falcão ultrapassa cem mil reais. Empresários que investem no futsal informaram que o dono da empresa sumiu do mapa e não deu nenhuma satisfação aos diretores santistas. Assim , o Santos deve desistir do do projeto, no fim do ano.

A equipe santista foi formada no início desse ano, com a pretensão de se tornar a melhor do Brasil, senão do mundo e com ‘jóias’ do quilate de Falcão, Valdim, Neto e outras feras, tem se aproximado de seu intento a cada dia. Os amantes do futsal, desde já, torcem para que a informação do site de Milton Neves não se concretize.

FONTE:http://terceirotempo.ig.com.br/noticia/Tribuna_do_Praetzel_Tite_mantem_magoa_com_Felipao_e_pede_mais_respeito-50991

ENTREVISTA COM MARCOS SORATO (PIPOCA)





Quando assumiu, ele tinha 38 anos de idade, e desta forma talvez tenha sido o treinador mais jovem de uma seleção brasileira de futsal.

As vésperas de mais um importante GRAND PRIX, conseguimos obter via e-mail esta exclusiva entrevista com o gentil treinador,que terá a imensa responsabilidade de comandar a seleção brasileira no mundial de 2012 na TAILÂNDIA.

 
1- BLOG MB - Fale para quem ainda não te conhece direito, onde você nasceu, jogou futsal, onde começou como treinador, idade, etc.?

MARCOS SORATO - NASCI EM CRICIUMA SC, VOU FAZER 41 ANOS. COM 17 ANOS O FERRETI ME LEVOU PARA A TIGRE DE JOINVILLE, ONDE FIQUEI UM ANO, LOGO DEPOIS FUI JOGAR O CAMPEONATO PERNAMBUCANO PELA VOTORANTIN E COM 19 ANOS FUI PARA ESPANHA ONDE JOGUEI 13 TEMPORADAS E FIQUEI DUAS DE TREINADOR NA EQUIPE DO PLAYAS DE CASTELLÓN. APENAS EM 98 JOGUEI NA EQUIPE DA ULBRA,ONDE CONHECI O PC E GANHAMOS A LIGA NACIONAL. NA ESPANHA FORAM 9 FINAIS DE LIGA, 3 TÍTULOS, CAMPEÃO DE EUROPA, MAS O MAIS IMPORTANTE, FOI QUE OS BRASILEIROS QUE LÁ ESTIVERAM NO COMEÇO DA DÉCADA DE 90, AJUDARAM O FUTSAL A SE TORNAR MAIS PROFISSIONAL.
 
2- BLOG MB - De quais jogadores, treinadores ou salonistas em geral, você acha que pode ter recebido algumas influências na forma de ver o jogo futsal ?

MS - QUANDO CITAMOS QUEM ADMIRAMOS E APRENDEMOS, AS VEZES COMETEMOS INJUSTIÇAS DE ESQUECER ALGUNS, QUANTO A JOGADORES; VANDER IACOVINO, MAURO BRASÍLIA, CHICO LINS, FABINHO, CELSO, MANOEL TOBIAS, JORGINHO, ORTIZ, CARROSINI, ENFIM, COM CERTEZA DEIXEI MUITOS GÊNIOS SEM CITAR. MAS QUANTO A TREINADORES, TIVE A SORTE DE TRABALHAR COM FERRETI, QUE É UM ÍCONE DO NOSSO FUTSAL, MARCÃO, PC E ZEGO, E AGORA COM O IACOVINO. EU ACREDITO NA UNIÃO DO TRABALHO DO PC E DO ZEGO, ONDE UM COMPLEMENTA O OUTRO, O ZEGO NA PARTE TÉCNICA E O PC NA TÁTICA, COMANDO E TREINAMENTO. ENTÃO, SEM DÚVIDA, PC E ZEGO SÃO OS QUE MAIS ME INFLUENCIARAM NA FUNÇÃO D TREINADOR.

3) BLOG MB - Você citou verdadeiras lendas do futsal mundial;.ZEGO, FERRETTI, PC, VANDER IACOVINO, MARCÃO, MANOEL TOBIAS, CARROSINI, ORTIZ, etc. Além deles, temos outros nomes lendários que ainda estão em atividade plena no futsal; MUSSALÉM, JARICO, MORRUGA, MILTINHO, NEY PEREIRA, XEPA, TOTONHO, e vários outros. A maioria deles nunca nem sequer foi cogitado, pra ser o treinador da sele. brasileira.Como você tão jovem, se sente ocupando cargo tão importante? A partir de que momento de sua vida, você passou a cogitar esta possibilidade que se tornou realidade?

MS - SEM DUVIDA, Q OS NOMES CITADOS, SÃO TAMBÉM VERDADEIRAS LENDAS D FUTSAL, CITEI OS TREINADORES QUE TRABALHEI E TENHO COMO REFERENCIA, E ALGUNS JOGADORES QUE ADMIREI. FUI CONVIDADO EM 2005 PELO PC, PARA SER SEU AUXILIAR NA SELEÇÃO, E TAMBÉM FUI TREINADOR DO SUB 20 E SEL. FEMININA, ENTÃO SÃO QUASE 270 JOGOS EM TODAS AS SELEÇÕES, COM 5 DERROTAS. EU DEPOIS DE 2008, ME PREPARAVA PARA SER MAIS 4 ANOS AUXILIAR DO PC. AO NÃO ACONTECER A RENOVAÇÃO DELE, ME OFERECERAM PARA ASSUMIR. EU CONHECIA A ´´SELEÇÃO´´, DESDE 2005, E DECIDI ASSUMIR, SABENDO DE TODA PRESSÃO QUE ESSE CARGO CARREGA, E UMA DELAS, É QUE EXISTEM MUITOS NOMES COM CAPACIDADE PARA ASSUMI-LO, COMO OS QUE VOCÊ CITOU. TENHO QUE FAZER MEU MELHOR, POIS TENHO MÁXIMA RESPONSABILIDADE EM NOME D FUTSAL BRASILEIRO.

4) BLOG - Estamos há pouco mais de um ano do próximo mundial. É claro que não vamos te pedir nomes e definições agora, e o tempo é também parte importante para o desenvolvimento de seu trabalho,mas vamos imaginar que o mundial fosse daqui há um mês.Você já teria no seu bolso os 14 jogadores pro mundial?

MS - HOJE TRABALHAMOS COM UM GRUPO DE 25 MUNDIALISTAS, PODE-SE DIZER COM 5 POR POSIÇÃO, PARA DEFINIR DAQUI HÁ UM ANO UM GRUPO DE 14. A DIFICULDADE QUE TEMOS, É QUE AO CONTRÁRIO DE OUTRAS SELEÇÕES QUE SEMPRE CONVOCAM SUA SELEÇÃO PRINCIPAL, COM OS JOGADORES NO MESMO ESTÁGIO DE CONDIÇÃO FÍSICA, EU POUCAS VEZES TENHO ESSA OPÇÃO, POR NÃO TERMOS CALENDÁRIO UNIFICADO. POR EXEMPLO, VOU DISPUTAR A COPA AMÉRICA COM ATLETAS QUE ATUAM SÓ NO BRASIL, O GRAND PRIX, COM OS QUE ATUAM NO BRASIL, RÚSSIA E IRÃ. ENTÃO, RARAS VEZES TIVEMOS A SELEÇÃO ´´ABSOLUTA´´ COM TEMPO PARA TREINAR, MAS ISSO NÃO É DESCULPA, É A REALIDADE, E ASSIM DEVEMOS TRATAR, PORQUE POR MAIS QUE AS OUTRAS SELEÇÕES EVOLUÍRAM E É UM FATO, AINDA TEMOS JOGADORES QUE SÃO OS MELHORES, MAS HOJE, SÓ SER O MELHOR NÃO SERVE, PRECISAMOS DE ALGO MAIS, TER FOME DE TÍTULO POR EXEMPLO.

5) BLOG - Você já tem alguma certeza de para quanto tempo terá antes do mundial, os jogadores da convocação final, a sua disposição para a preparação final?

MS - PELO REGULAMENTO DA FIFA, ANTES DA ELIMINATÓRIA, AS SELEÇÕES TEM DIREITO A 5 DIAS DE PREPARAÇÃO, E ANTES DO MUNDIAL, SÃO 15 DIAS. COMO CITADO, AO CONTRÁRIO DAS OUTRAS SELEÇÕES QUE SEMPRE TRABALHAM COM O MESMO GRUPO, NÓS TEMOS QUE IR NOS ADAPTANDO SEGUNDO A DISPONIBILIDADE DE ATLETAS POR JOGAREM EM LIGAS DIFERENTES.

6) BLOG - Na década de 90 e inicio dos anos 2000 havia uma preocupação dos dirigentes envolvidos na LIGA FUTSAL com um gigantismo da competição em detrimento da qualidade técnica das equipes.Nos últimos anos porém, estamos vendo uma tendência contrária a esta tese anterior. Na LIGA 2011 tivemos o numero recorde de 23 equipes participando.Como você vê o momento atual da LIGA FUTSAL? Dá pra estabelecer alguma comparação da nossa LIGA com as de outros países onde atuam jogadores brasileiros convocáveis?

MS - REALMENTE, OS JOGOS DA SEGUNDA FASE, SÃO TODOS DECISIVOS E SE VÊ ALÉM DE GRANDE QUALIDADE TÉCNICA, JOGOS MUITO COMPETITIVOS.TENDO EQUIPES COMO SANTOS; CORINTHIANS, O TRADICIONAL ACBF, JUNTOS DE OUTROS. ISSO BENEFICIA O ESPETÁCULO. POR OUTRO LADO, SINTO FALTA DE ATLETAS JOVENS DISPUTANDO A ARTILHARIA. ANO PASSADO FOI FALCÃO, SIMI, VANDER CARIOCA. ESSE ANO, TEMOS O KEKE, FALCÃO, LENISIO, BEBETO. A EXCEÇÃO DO RODRIGO QUE ESTÁ BRIGANDO, MAS É BEQUE, E POR ESSE DESEMPENHO FOI CONVOCADO PRA COPA AMÉRICA. EM RELAÇÃO AS OUTRAS LIGAS, ASSIM COMO NO FUTEBOL, SEM DÚVIDA É A LIGA MAIS DIFÍCIL E DISPUTADA DO MUNDO, COM UM FATOR QUE COMPLICA O CALENDÁRIO, O NOSSO IMENSO TERRITÓRIO, PROVOCANDO AS VEZES UMA MARATONA DE JOGOS, ONDE NEM JOGADOR E NEM TREINADOR CONSEGUE MANTER 100% DE RENDIMENTO. HOJE A LIGA ESPANHOLA, PELA CRISE ECONÔMICA TEM APENAS 3 TIMES FORTES, PORÉM A LIGA RUSSA VEM CRESCENDO MUITO, NÃO SÓ COM JOGADORES BRASILEIROS E PORTUGUESES, COMO TAMBÉM COM GRANDES TREINADORES, COMO O MILTINHO POR EXEMPLO.

7) BLOG - O futsal enquanto modalidade de identidade própria, praticado por adultos em quase todos os países do mundo, na verdade é também considerado, sobretudo no Brasil, apenas e tão somente um esporte formador de jogadores para o futebol de campo.Como o treinador da seleção brasileira principal, vê isto?

MS - O FUTSAL NO BRASIL É UM ESPORTE PRATICADO POR QUASE 12 MILHÕES DE PESSOAS E TEM HOJE NA CBFS 350 MIL ATLETAS FEDERADOS, DE UM TOTAL DE 1.750.000 QUE TEM NA FIFA. SEM DÚVIDA QUE O FUTSAL É UM FORMADOR DE ATLETAS DE FUTEBOL, E ALGUNS PAÍSES ESTÃO DESCOBRINDO ISSO. MAS TAMBÉM É UM ESPORTE COM SUA IDENTIDADE, PORÉM TEM ALGUM ENTRAVE POLÍTICO QUE NÃO O DEIXA EVOLUIR E SER OLÍMPICO POR EXEMPLO. AS DESCULPAS PRA NÃO SER OLÍMPICO JÁ ACABARAM. HOJE TEMOS MAIS DE 160 PAÍSES QUE PRATICAM O FUTSAL, AS REGRAS SÃO UNIFICADAS (AINDA QUE ISSO SEJA UMA DESCULPA, POIS NO BASKET EXISTE A FIBA E A NBA), TEM MASCULINO E FEMININO, ENFIM, E COMO ESPORTE É MUITO ATRAENTE, DINÂMICO, RÁPIDO, PLACAR INCERTO, ETC. ENTÃO, ACHO QUE UMA COISA NÃO EXCLUI A OUTRA. ELE PODE SER FORMADOR SIM, MAS TER SUA IDENTIDADE, PORQUE NEM TODOS ATLETAS IRÃO JOGAR FUTEBOL E ESSE PODE SER O ´´MEIO´´ DE APRESENTAR NOSSO ESPORTE EM OUTROS PAÍSES, ENTRANDO COMO FORMADOR, MAS PELO SEU DINAMISMO AFINAL,TERÁ SUA IDENTIDADE.

8) BLOG - Nos últimos mundiais, a seleção sempre foi com trincas de pivôs, daqueles considerados especialistas de "fundo de quadra" ( LENISIO, INDIÃO, BETÃO, VANDER CARIOCA, WILDE ) todos de excelente técnica, mas da escola tradicional de pivôs de "fundo de quadra".Como você enfoca esta posição no futsal atual e para a seleção brasileira?

MS - ACREDITO QUE TODO ´´PLANTEL´´ TEM QUE TER ATLETA COM ESSA CARACTERÍSTICA, ASSIM COMO UM BEQUE ESPECIALISTA. O JOGO DE 4 NA ESPANHA COMEÇOU NA MINHA EQUIPE, COM O ZEGO QUE FOI O CRIADOR DESSE JOGO JÁ NA DÉCADA DE 70 NO PALMEIRAS. MAS JOGAR 4 EM LINHA, NÃO SIGNIFICA QUE NÃO POSSA TER UM PIVÔ DE REFERENCIA. PODE SIM, POIS TUDO ESTÁ PERMITIDO, DESDE QUE SE TENHA MOBILIDADE. TAMBÉM É VERDADE QUE ESSE TIPO DE ATLETA É CADA VEZ MAIS RARO, TODOS QUE VOCÊ CITOU, TEM MAIS DE 30 ANOS E TEMOS CARÊNCIA NESSA POSIÇÃO.
OBSERVO QUE NA BASE HOJE EM DIA, ESTAMOS MUITO PREOCUPADOS COM SISTEMAS E ESQUECENDO DOS FUNDAMENTOS BÁSICOS INDIVIDUAIS, E UM DELES É JOGADOR DE PIVÔ. ASSIM COMO SABER FAZER UMA PARALELA, UMA DIAGONAL, E O ATLETA DIFERENCIADO É AQUELE QUE TEM UMA ÓTIMA TÉCNICA ALIADA A FUNDAMENTOS BÁSICOS QUE OS FAZEM LER O JOGO ANTES QUE OS DEMAIS.

9)BLOG - Quais os pivôs com menos de 30 anos que você poderia citar como exemplo disso que você falou?

MS -O FERRÃO QUE FOI PARA A RÚSSIA É UM BOM EXEMPLO, MAS SAIU CEDO DAQUI E NÃO SABEMOS SE ACABARÁ DE SE FORMAR TOTALMENTE COMO S FORMARIA NO BRASIL, MAS É UM PIVÔ JOVEM COM O ESTILO DOS CITADOS. TEM TAMBÉM O DIEGO DO MINAS, PORÉM COMO DISSEMOS É UMA POSIÇÃO CARENTE .

10)BLOG - Sou de uma época em que o treinador da sel. brasileira era carioca RUBENS CALMON( RUBINHO e tivemos também o FERRETTI). Até o inicio da década de 90, muitos jogadores do RJ eram convocados . Isto foi deixando de acontecer e o clímax desta situação ocorreu no último mundial em 2008, realizado no MARACANANZINHO sem um único jogador carioca ou membro algum de comissão técnica do RJ na seleção nacional.Como você vê o futsal do RJ há cinco anos de uma olimpíada no Rio?

MS - O RJ, Q TEVE NA BRADESCO UMA GRANDE REFERÊNCIA NO FUTSAL, INCLUSIVE COM ESSA EQUIPE REPRESENTANDO O BRASIL NO PRIMEIRO MUNDIAL FIFA. O RJ SEMPRE TEVE E TEM TALENTOS. PORÉM ACHO, QUE NÃO SÓ O RJ, MAS NESSE CASO, COMO ESTAMOS FALANDO DELE, ESTAMOS CARENTES DE BOAS COMPETIÇÕES DE BASE EM MUITOS ESTADOS. ANO PASSADO, PARECE QUE HAVIA APENAS 5 EQUIPES SUB 20 NO ESTADUAL, ENTÃO FICA DIFÍCIL REVELAR ATLETAS. HOJE TEMOS O GUINA E O CAFÉ, QUE VEM DISPUTANDO ESPAÇO NA SELEÇÃO, ASSIM COMO TIAGUINHO DA ACBF. NA VERDADE NÃO VEJO A ORIGEM DO ATLETA NA HORA DE CONVOCAR, MAS SIM QUE ATLETAS PODERÃO FORMAR A SELEÇÃO MAIS ADEQUADA NO MOMENTO. POR OUTRO LADO O PEC É UMA EQUIPE QUE TEM DIRETORES CENTRADOS, E ESTÁ CADA ANO QUE PASSA MELHORANDO. TAMBÉM SERIA IMPORTANTE QUE UMA EQUIPE DE CAMISA, FLAMENGO OU VASCO, VOLTASSE A LIGA NACIONAL, MAS SEM DÚVIDA O RJ É UM ESTADO QUE TEM MUITOS TALENTOS

11) BLOG - Você é muito jovem. Após o mundial do ano que vem, quais são os seus planos profissionais? Pretende continuar na seleção? Quer dirigir times no Brasil ? Voltar pra Espanha ?

MS - O PLANO É CONTINUAR, MAS SABENDO QUE SÓ GANHANDO O MUNDIAL, TERIA A POSSIBILIDADE DE SEGUIR, E LOGICAMENTE COM O AVAL DO PRESIDENTE E DIRETORES. CASO ISSO NÃO ACONTEÇA, VOU VER AS POSSIBILIDADES, MAS VOLTAR PARA ESPANHA, NÃO PENSO.

12)BLOG - Fale o que quiser, mande uma mensagem para o salonista brasileiro.

MS - ACHO QUE CHEGOU O MOMENTO DE TODOS JUNTOS, COBRARMOS PORQUE O FUTSAL NÃO É OLÍMPICO, JUNTARMOS TODAS AS FORÇAS, DIRIGENTES, COMISSÕES TÉCNICAS, ATLETAS, E TENTARMOS SABER O PORQUE DESSA INJUSTIÇA QUE ACONTECE COM NOSSO ESPORTE?
QUANTO A SELEÇÃO,O DESAFIO É CADA VEZ MAIOR, PELA GLOBALIZAÇÃO E EVOLUÇÃO DO ESPORTE EM SI, MAS AINDA CONTAMOS COM OS MELHORES ATLETAS. TEMOS QUE FORMAR A MELHOR EQUIPE.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

FUTSAL PELO MUNDO: PORTUGUÊS ANDRÉ LIMA VAI TREINAR O KO WONG MENG DA CHINA

O português André Lima vai tentar a sorte fora do futsal de Portugal.

André Lima, que como treinador se sagrou campeão da UEFA Futsal Cup pelo Benfica, vai ser treinador do Ko Wong Meng, da China, na próxima época. André Lima viaja no dia 17 de Agosto, para Guangzhou, onde está sediado o seu novo clube.

Depois de alguma especulação e sabendo-se de antemão que havia a possibilidade de André Lima treinar no país asiático, está assim confirmada mais uma presença portuguesa no estrangeiro, no mundo do futsal.

Contudo, André Lima não deverá viajar sozinho para a China, visto que alguns jogadores que atuam em Portugal podem acompanhar o técnico campeão do Mundo de Clubes.

Demonstrando, como sempre, um bom profissionalismo, André Lima vai partir mais cedo para a China. Em declarações ao jornal A Bola, o técnico ex-Benfica explica o porquê: "Parto no dia 17, porque necessito de tempo para perceber a realidade e organização do clube, as condições de trabalho e, obviamente, para começar a adaptar-me a uma cultura completamente diferente".

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

1º TORNEIO INTERNACIONAL DE FUTSAL - BLUMENAU



Disputa-se entre os dias 19 a 21 de Agosto, a primeira Edição do Torneio Internacional de Futsal de Blumenau.

Participam no torneio, a equipE da casa, o ADHering Uniasselvi FMD Blumenau, Associação Desportiva Jaraguá, Concórdia Futsal, que disputou esse ano a Liga Futsal, e o convidado especial, o Fisiomédia Manacor, que foi quinto classificado na Division de Honor da última temporada na Espanha.

A competição tem ínicio nesta sexta feira no Ginásio Galegão ás 19:00h (horário de Blumenau), com os encontros Concórdia Futsal - Fisiomédia Manacor e AD Hering - AD Jaraguá.

CALENDÁRIO DO TORNEIO

Sexta Feira 19/08/2011

Associaçäo Desportiva Jaraguá - A.D. Hering (19.00 horas)
Concórdia Futsal - Fisiomedia Manacor (21.00 horas)

Sábado 20/08/2011

Associaçäo Desportiva Jaraguá - Fisiomedia Manacor (17.00h)
Concórdia Futsal - A.D. Hering (19.00h)

Domingo 21/08/2011

Associaçäo Desportiva Jaraguá - Concórdia Futsal (17.00h)
A.D. Hering - Fisiomedia Manacor (19.00h)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

GRAND PRIX 2011: DEFINIDO AS SELEÇÕES PARTICIPANTES


Os jogos serão revezados entre a Arena Amadeu Teixeira e o Ginásio do Sesi (Clube do Trabalhador). Apenas 40% dos ingressos das partidas da Seleção Brasileira serão comercializados.

A Seleção brasileira de futsal joga em Manaus entre os dias 16 a 23 de outubro pelo Grand Prix.- A realização da sétima edição do Grand Prix de Futsal na cidade de Manaus foi formalizada na manhã desta segunda, 15 de agosto, no Ginásio Domício Veloso, no Sesi (Clube do Trabalhador), zona leste da capital.

Participaram da cerimônia o presidente da Confederação Brasileira de Futsal, e os secretários Fabrício Lima e Julio Cesar, da pasta de Esportes e Lazer do município e estado. O torneio que vai ser realizado entre os dias 16 a 23 de outubro é considerado a segunda maior competição da modalidade.

Estas serão as equipes que vão jogar a competição. A expectativa é que cerca de 600 pessoas estejam envolvidas no evento, entre atletas, dirigentes e comissão técnica.

Costa Rica
EUA
Guatemala,
Angola
Moçambique
Zâmbia
Argentina
Brasil
Paraguai
Uruguai
Bélgica
Holanda
Hungria
República Tcheca
Rússia

Os jogos serão revezados entre a Arena Amadeu Teixeira e o Ginásio do Sesi (Clube do Trabalhador). As seleções, que devem chegar dois ou três dias antes da competição, farão treinos nos ginásios Ninimberg Guerra, Renê Monteiro e Casimiro de Abreu.
Apenas 40% dos ingressos das partidas da Seleção Brasileira serão comercializados, haverá ainda um sistema de troca de ingressos entre o público e os patrocinadores e o projeto “Lotação Esgotada”, que prevê a ida de 3 mil crianças, alunos de escola pública, aos jogos.

As demais partidas poderão ser acompanhadas gratuitamente pelo público manauara.

MÁRCIO RETORNA AO FUTSAL JARAGUAENSE


A equipe ADJ/FME anunciou mais um reforço para o restante do Campeonato Catarinense da Divisão Especial. Trata-se do ala/pivô Márcio, com passagem pela extinta Malwee Futsal, que estava no São Paulo (SP).
Francisco Márcio Menezes de Souza tem 30 anos, 1,68m e 68kg. Natural de Fortaleza (CE), traz no currículo cinco títulos de Taça Brasil (03,04,05,06 e 07), três de Liga Futsal (05,07 e 08) e três Catarinenses (04,05 e 06).

O atleta chega lesionado à Jaraguá do Sul e deve ficar em tratamento por, pelo menos, quinze dias. A expectativa é contar com o reforço a partir do returno da segunda fase da competição.

A diretoria da Associação dos Amigos do Esporte Amador, mantenedora da equipe, não descarta a chegada de outros reforços, conforme a Liga Futsal for afunilando.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

JOÃO HAVELANGE ESTÁ AJUDANDO O FUTSAL A VIRAR ESPORTE OLÍMPICO

Presidente da Confederação Brasileira de Futsal (Aécio de Borba Vasconcelos) diz contar com o apoio do presidente de honra da Fifa para realizar antigo sonho dos adeptos do esporte.

Presidente da Confederação Brasileira de Futsal, Aécio de Borba Vasconcelos revela que, em breve, a Liga Futsal pode passar a ter mais de uma divisão, por conta da alta procura de clubes. Ex-técnico da seleção brasileira da modalidade, o dirigente de 80 anos diz contar com o apoio de João Havelange, presidente de honra da Fifa, para transformar o futsal em modalidade olímpica, sonho antigo dos adeptos deste esporte. Otimista, diz que o Brasil está no caminho certo para conquistar o seu sétimo título mundial, no próximo ano, na Tailândia, embora ressalte que o futsal não é uma "ciência exata."

SPORTV.COM: Que balanço geral o senhor faz do atual momento do futsal brasileiro?
AÉCIO DE BORBA VASCONCELOS: O futsal brasileiro, ano a ano, vem tendo maior visibilidade mundo a fora, tanto é que o interesse da imprensa no futsal tem aumentado vertiginosamente nos últimos anos. Também tem a questão da qualidade, onde temos nos mantido com uma das principais potências do mundo. Nosso momento é tão bom, que muitos atletas de nível, que estavam jogando fora, voltaram para cá, no último mês.

SPORTV.COM: Por que o senhor acha que agora muitos atletas de ponta estão preferindo jogar no Brasil do que na Europa? Por que isso não acontecia há cinco anos atrás?

AÉCIO DE BORBA VASCONCELOS: Porque, naquela época, os clubes brasileiros não tinham condições de manter seus melhores jogadores aqui. Os patrocínios eram bem menores e não havia tantas grandes empresas envolvidas com o futsal. Hoje, ainda há atletas saindo do país, mas bem menos do que nos últimos anos. A maioria dos jogadores que saem são aqueles que despontam na base, mas têm poucas oportunidades no profissional. A saída do país é uma forma de tentar se firmar em um cenário novo.

SPORTV.COM: Presidente crê que sucesso do Santos motivará outros clubes a investirem em futsal (Foto: Divulgação/CBFS)O senhor acha que ter clubes de massa do futebol, como Santos, Corinthians e São Paulo, é uma necessidade para se ter competições de futsal mais atrativas?

AÉCIO DE BORBA VASCONCELOS: Com certeza, é muito importante termos clubes de camisa envolvidos no futsal. Há muito tempo que vínhamos buscando isso e, agora, acertamos na fórmula, pois os clubes estão se associando a empresas interessadas única e exclusivamente na montagem do departamento de futsal. O Santos é um ótimo exemplo disso.

SPORTV.COM: Falando em Santos, o senhor acredita que o sucesso do time santista - equipe de melhor campanha na Liga Futsal 2011 - motivará outros grandes clubes a investirem em futsal?

AÉCIO DE BORBA VASCONCELOS: Sim. O sucesso do Santos, certamente, motivará outros clubes a olharem para o futsal. O próprio Corinthians se reforçou para a segunda fase da Liga, muito que provavelmente, motivado pela boa campanha do rival Santos.

SPORTV.COM:Uma das queixas quanto ao futsal brasileiro é quanto à falta de estrutura de algumas quadras e ginásios. No jogo entre Florianópoilis e Joinville, uma goteira na quadra do Floripa atrasou o início da partida em 15 minutos. Por que isso ainda acontece?

AÉCIO DE BORBA VASCONCELOS: O grande problema dos nossos ginásios é que a maioria deles são antigos. Como o futsal brasileiro começou há mais de três décadas, muitas das nossas quadras não estão no padrão Fifa e muitos ginásios estão gastos. Na Europa, como o futsal começou a menos tempo, todas os ginásios são novos e todas as quadras estão no padrão Fifa. Com o crescimento das nossas competições, vamos buscar corrigir esse problema.

SPORTV.COM: Aécio aposta na renovação de talentos após o fim da geração Falcão .Outra crítica tem sido quanto ao número excessivo de clubes (23) na Liga Futsal. O que tem a dizer sobre isso?

AÉCIO DE BORBA VASCONCELOS: A Liga é uma competição que tem um destaque especial e é incomparável aos demais torneios brasileiros. Por isso, a procura de clubes interessados em participar dela é sempre muito grande. Como não temos equipes suficientes para fazermos uma segunda e uma terceira divisão, temos que concentrar todos os times em um único campeonato. Nossa ideia é termos três divisões da Liga Futsal, em breve.

SPORTV.COM: E para quando seria isso? Quantos clubes teriam exatamente em cada divisão?

AÉCIO DE BORBA VASCONCELOS: Não traçamos nenhum prazo para isso. Pode ser no ano que vem, no outro ou só daqui a três anos. Tudo vai depender da quantidade de clubes e da disponibilidade dos mesmos em participarem da Liga Futsal. A ideia é termos 18 times em cada divisão, podendo ter uma pequena variação deste número, para mais ou para menos.

SPORTV.COM: Sobre a seleção brasileira, o senhor acha que o Brasil é favorito para a Copa do Mundo de 2012?

AÉCIO DE BORBA VASCONCELOS: Não posso dizer que vamos ganhar porque o futsal não é uma ciência exata, mas posso dizer que estamos fazendo uma preparação para sermos campeões novamente. Hoje temos uma grande comissão técnica, preparadores físicos, médicos e uma das melhores estruturas em termos de centro de treinamento. Soma-se a isso o talento dos nossos jogadores. Vamos brigar pelo título.

SPORTV.COM: O argumento que sempre nos foi passado é que o futsal não virou esporte olímpico por ser pouco praticado por mulheres. Acontece que isso mudou"Aécio de Borba VasconcelosO senhor acredita que, após o fim da geração Falcão, o futsal brasileiro conseguirá se manter no topo?

AÉCIO DE BORBA VASCONCELOS: Quem acompanha futsal vê que há novos craques surgindo, todos com condições técnicas privilegiadas. Posso dizer que já temos o ínicio dessa renovação e, certamente, vamos continuar tendo uma seleção forte.

SPORTV.COM: Por que o Brasil tem esse talento para revelar tantos bons jogadores?

AÉCIO DE BORBA VASCONCELOS: Investimos muito na base, o que ajuda a formação técnica dos atletas. Para uma federação ser reconhecida, ela tem de ter competições sub-15 e sub-13, o que só reforça a nossa preocupação em formar novos valores. Isso sem contar que temos muitas quadras espalhadas pelo país. Jogar futsal faz parte da rotina de muitas crianças, o que favorece o surgimento de novos talentos.

SPORTV.COM: O que falta para o futsal virar modalidade olímpica?

AÉCIO DE BORBA VASCONCELOS: Essa é uma luta nossa de mais de 20 anos. O argumento que sempre foi passado para a gente é que o futsal quase não é praticado por mulheres. Acontece que isso mudou. Hoje, temos vários torneios femininos, inclusive uma Liga Futsal de mulheres, que está em andamento. Acho que agora estamos no caminho certo e temos esperança de sermos incluídos na Olimpíada de 2016, no Rio.

SPORTV.COM: A Fifa declarou, recentemente, ser a favor da inclusão do futebol de praia na Rio-2016. O senhor acha que isso pode prejudicar o reconhecimento do futsal como modalidade olímpica, já que ambos os esportes estão ligados à mesma confederação?

AÉCIO DE BORBA VASCONCELOS: O que houve, na verdade, foi que o Blatter (Joseph Blatter, presidente da Fifa) e o Ricardo Teixeira levantaram a bola de incluir o futebol de praia na Olimpíada de 2016, já que o Rio é uma cidade de belas praias. Não acho que isso atrapalhará nossa indicação para ser uma das modalidades dos jogos. Podemos ter, perfeitamente, futsal e futebol de praia na mesma Olimpíada. Vamos continuar lutando por isso. Temos um grande interlocutor, o João Havelange (presidente de honra da Fifa), que está nos ajudando na indicação. O futsal merece esta oportunidade.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

FUTEBOL 7: VÁRIOS JOGADORES DE FUTSAL REPRESENTARÃO A SELEÇÃO BRASILEIRA EM MUNDIALITO



A Arena Copacabana recebe, a partir desta quarta-feira, os craques do Futebol 7. Na quadra de grama sintética, a Seleção Brasileira estreia às 14h30min contra a Bolívia no 1º Mundialito de Seleções e terá como destaques dois nomes consagrados em outras modalidades: Edmundo, ídolo da Seleção Brasileira dos gramados e de vários grandes clubes do país, e Sandrinho, craque do futsal, campeão do mundo no salão e dono de cinco scudettos no disputado Campeonato Italiano. A entrada na Arena Copacabana (av. Atlântica altura do número 1.230) é gratuita.

A rodada de abertura do Mundialito de F7 terá quatro jogos: às 12h, Canadá x Itália; às 13h15min, Peru x Argentina - esses dois jogos válidos pelo Grupo B. Brasil e Bolívia estão no Grupo A, que terá, também, o confronto Alemanha x Uruguai, às 15h45min. A fase classificatória irá até sexta e as duas equipes mais bem classificadas passam para a fase semifinal, que será jogada no sábado. A decisão do título está prevista para o domingo, às 10h.

Na preliminar desta quarta-feira, haverá um jogo-exibição misto, às 10h30min, com a participação das atletas da ONG Estrela Sports, campeãs Discover Football - a Copa do Mundo Social -, e do Planet Globe, time de artistas que apoiam o futebol feminino. Entre os nomes já confirmados estão Úrsula Corona, Kadu Molinterno, Mouhamed Alfachour, Heitor Martinez e Nicola Siri, Nunes (ex-jogador do Flamengo), Toni Garrido, Thiago Rodrigues, Gonçalves (ex jogador do Botafogo) e Sylvinho Blau Blau. O objetivo da partida é destacar a necessidade de apoio ao futebol feminino brasileiro que, apesar da qualidade, não recebe atenção necessária.

A Seleção Brasileira treinou nesta terça-feira no Iate Clube Jardim Guanabara. O técnico José Moraes reuniu os 26 jogadores convocados e não deu qualquer pista sobre escalação.

"Será Edmundo e mais seis", disse brincando.

É certo que ele vai aproveitar o bom entrosamento do Flamengo, que cedeu nove jogadores para a Seleção. E como ele pode fazer um número ilimitado de substituições, o técnico vai se valer, também, dos jogadores que vieram de São Paulo, fazendo com que todos entrem em campo juntos, para manter um time que se conheça na quadra.

Edmundo participou da movimentação e até marcou um gol.

"Estou com algumas dores musculares, mas vou jogar para vencer e o máximo que puder. É só uma questão de me adaptar ao ritmo veloz do jogo, que exige marcação o tempo inteiro", comentou.

Edmundo não participa de um evento na Praia de Copacabana desde 97.

"Vai ser legal reencontrar o torcedor", planeja.

A novidade do treino foi a presença de Sandrinho. Craque do futsal, ele está de férias no Rio e aceitou de imediato a convocação de José Moraes.

"Estou até pensando em nem voltar para o futsal na Itália", revelou.

"O Futebol 7 é uma realidade e até hoje tudo em que o José Moraes investiu deu certo. Confio nele e no sucesso dessa nova modalidade", disse ele.

"Me sinto bem na quadra e sonho em poder conquistar mais um título mundial. Serão poucos os atletas com dois mundiais, em modalidades diferentes, não é?", questionou o craque, que desde 2006 não veste uma camisa da Seleção Brasileira.

A seleção da Bolívia também treinou no Jardim Guanabara. O grupo está reunido há 40 dias para o Mundialito e chega motivado. A média de idade é de 26 anos e os destaques são os irmãos Edson e Michel Perez, que defenderam o Jorge Wilstermann, no campo. O técnico é Danilo Eterovic, que jogou na seleção boliviana. Aos 31 anos, ele faz mistério sobre escalação, mas diz que poderá jogar algumas partidas também. Estrear contra o Brasil foi bem recebido pelo treinador.

"Melhor pegar logo o jogo mais difícil e, depois, tentar a classificação nos outros dois confrontos. Temos uma base boa, estamos nos dedicando a este Mundialito e queremos disputar a segunda fase. Mas confesso que não temos qualquer informação sobre os adversários e, por isso, não dá para fazer muitas previsões. Eu confio no grupo e no sucesso da modalidade", disse ele.

O 1º Mundialito de Seleções de Futebol 7 terá outras atrações. Sorín lidera a seleção argentina e, nesta quarta-feira foi confirmada a vinda do suíço naturalizado alemão Oliver Neuville, que defendeu a seleção alemã nas Copas de 2002 e 2006. Entre outros clubes, ele jogou no Real Madrid, no Milan e no Bayern de Munique.

  • A Seleção Brasileira terá os seguintes jogadores:
Goleiros: Guilherme (Flamengo), Rojão (Clube Dom Pedro) e Rodriguinho (São Paulo)

Defensores - Thiago Manoel (Flamengo), Keké (Atlas), Tadashi (Atlético Paranaense), Magrão (Flamengo)

Alas - Alemão (Unisantanna), Guido (Flamengo), Thiaguinho (Vasco da Gama), Mike (Corinthians), Antony (Fluminense) e Victor Boleta (Flamengo)

Meias - Rogério Corrêa (Flamengo), Dudu (Fluminense), Daniel (Flamengo), Queixo (Avaí/Buxa), Roni (Flamengo), Diego Borba (Operário/Maringá), Waltinho (Clube Dom Pedro), Kauê (Corinthians) e Sandrinho (Itália)

Atacantes - Edmundo (Vasco da Gama), Leno (Bangu), Rato (Atlético Paranaense), Mikimba (Flamengo)

  • Jogadores em destaque são atletas de futsal, ou estavam até há bem pouco atuando no esporte





FUTSAL ESPANHOL: TALENTO BRASILEIRO NA ESPANHA

Bateria (centro) agora é um dos destaques do futsal espanhol junto com Schumacher e Betão
 
Bateria, nascido Dione Alex Veroneze em Palmitos (SC) há 20 anos, promete brilhar agora no futsal espanhol. A revelação da Krona/Joinville/Dalponte está agora no Inter Movistar Futbol Sala, de Madri. E no time madrileño está ao lado de figuras não menos famosas como aparece na foto junto com Schumacher e Betão. A imprensa espanhola faz referencia ao talento do jovem craque.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTSAL DARÁ CURSO EM TERESINA


Ele irá ministrar um curso no IFPI Centro para técnicos iniciantes ou focados em alto-rendimento.
 
As inscrições custam R$ 40, com direito a certificado. Os interessados devem procurar a Federação Piauiense de Futsal, sediada no ginásio Verdão (86 3221 8048).
O treinador virá a Teresina antes dos novos desafios da seleção brasileira, que fará amistosos nos dias 5 e 6 de setembro no Kuwait contra a seleção local.
 
FONTE: CIDADE VERDE

XOXO RETORNA AO FUTSAL DE JARAGUÁ DO SUL


O futsal jaraguaense parece estar voltando ao caminho da vitória e as boas notícias continuam na ADJ. Depois da vitória por 3 a 0 no último sábado sobre Capivari de Baixo, tem novidade fora de quadra. O presidente da Associação dos Amigos do Esporte Amador, Carione Pavanello, confirmou ontem o retorno do ala Xoxo, que jogou de 2002 a 2009 na extinta equipe Malwee, em Jaraguá do Sul, pela qual conquistou 27 títulos, incluindo três Ligas Nacionais e cinco Estaduais.
O atleta está com 37 anos e estava disputando a Liga Nacional pela Assoeva, do Rio Grande do Sul. “Voltar a Jaraguá é uma alegria muito grande, conheci muita gente e me adaptei bem à cidade”, disse Xoxo. Para o jogador, retornar e participar de um projeto novo “é uma animação a mais, um desafio novo”, já que a intenção é voltar a conquistar títulos e resgatar o futsal na cidade.
Mais jovem, com 19 anos, o pivô Lucas, que estava no time carioca do Vasco da Gama, também foi contratado pela ADJ. Para o treinador Renato Vieira, a vinda dos dois atletas é importante para o time. “Xoxo é um jogador experiente e já foi ídolo aqui, pode ajudar muito”, comentou o técnico.
Mas as novidades não param por aí. Os torcedores que estão com saudade de assistir aos jogos da Liga Nacional, podem se preparar para 2012. De acordo com Pavanello, a ADJ disputará a competição no próximo ano. “É certo que vamos participar, nem que seja amarrado”, brincou o dirigente. Mas o discurso é cauteloso e não prevê títulos logo no começo. “Vamos começar aos poucos, para buscar patrocínio. Com esse pessoal que contratamos, queremos resgatar a credibilidade do futsal na cidade e brigar de igual para igual no Catarinense”, declarou Pavanello.

FONTE: CORREIO DO POVO

Arena Jaraguá: cartão-postal um tanto quanto apagado


Há tempos sem lotação máxima, abre-se o debate de como melhor gerir a Arena Jaraguá

Se as arquibancadas da Arena Jaraguá falassem, certamente lembrariam com saudades dos tempos que acomodavam grandes públicos em jogos de futsal. Depois do fim da parceria entre Malwee e ADJ (Associação Desportiva Jaraguá), em dezembro do ano passado, o local passou a receber pequenos públicos, graças a alguns eventos culturais e de negócios. Das 43 datas reservadas para uso da Arena de março até o final de agosto deste ano, apenas 17 são para práticas esportivas, como xadrez, karatê e futsal infantil. O restante é destinado, na maioria, a feiras.

Inaugurada no dia 5 de maio de 2007, com solenidade especial e show do cantor Leonardo, a Arena Jaraguá demandou investimento de R$ 17 milhões. O governo do Estado entrou com R$ 5,5 milhões do Fundosocial, com contrapartida do município de R$ 1,5 milhão. A Prefeitura depois tirou R$ 4 milhões dos cofres e financiou outros R$ 7,5 milhões, por meio de dois contratos. O primeiro, de R$ 4 milhões, terminou de ser pago em maio de 2010. O segundo, de R$ 3,5 milhões, foi quitado em dezembro do ano passado. Os dois foram financiados em 24 parcelas.

Os custos mensais para manter a Arena são de aproximadamente R$ 50 mil por mês, gerando prejuízo aos cofres públicos, pois não há eventos que gerem receita suficiente para bancar a manutenção. Para alugar a Arena, hoje, é necessário pagar um valor de R$ 2 mil por dia de uso, contando com gás, água, luz e limpeza.

Atualmente, o centro abriga a sede da Fundação Municipal de Esportes e a Liga Jaraguaense de Futebol. A capacidade de público é de 6,5 mil pessoas sentadas e 15 mil no total, contando com o piso e mais os espaços em que é possível ficar em pé. De área construída, são 20.640 metros quadrados. A estrutura conta com 22 camarotes, 32 bilheterias, oito bares e dez cabines de transmissão. O estacionamento tem capacidade para 1,2 mil vagas. A entrega da obra pronta chegou a ser prevista para o dia 25 de julho de 2006, em comemoração ao aniversário da cidade, mas foi adiada quatro vezes, devido a falta de recursos.

Então membro da Acijs, o hoje secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Célio Bayer, lembra que o projeto foi concebido porque a cidade carecia de espaços para a prática de esporte e não possuía um centro esportivo com capacidade para receber grandes públicos. Segundo ele, no momento em que o time da Malwee começou a ganhar mais destaque nacional e até internacional, a necessidade de se construir um espaço ainda maior se tornou urgente, pois “o time estava disputando a Liga Nacional e precisava de um ginásio com maior capacidade e não se poderia perder a oportunidade”. O esporte jaraguaense vivia um momento de glória nas quadras.

Com o fim do super time de futsal, a cidade não recebeu mais eventos esportivos de grande porte, apenas jogos das categorias de base das modalidades mantidas pela Fundação Municipal de Esportes e treinos diários. Para o secretário, ainda acontecem poucos eventos na Arena e há capacidade para aumentar a movimentação. No entanto, explica Célio, há a necessidade de que empresas se interessem em ajudar a arcar com os custos, que são altos. Para que se crie algum plano com o intuito de aumentar a receita da Arena, o secretário afirma que precisaria ter alguma equipe de esporte competindo e com destaque nacional. Em relação a outros eventos, não seria a Prefeitura a responsável por promover, pois não é permitido que o município realize evento com cobrança de ingresso. “Estamos em contato com os atores do turismo da cidade e com o núcleo da Acijs para promover eventos. A Fundação de Esportes também está buscando trazer jogos para cá”, diz Célio.

Mesmo com a falta de receita pelo pouco uso, o secretário garante que a Arena ainda é um espaço útil para a cidade, pois é o único local com capacidade de receber shows e eventos de grande porte. “A cidade está crescendo, então houve ali uma visão de futuro. A Arena já foi muito útil quando tinha o time de futsal forte. Se amanhã surgir mais uma equipe, com grande investimento público e privado, já teremos o espaço”.

Em relação a uma possível terceirização ou privatização da Arena, o secretário afirma que não é um assunto descartável, mas ainda não foi debatido com a prefeita Cecília Konell. “É uma ideia interessante”.

Dois meses depois, uma explosão
A sala fechada embaixo da escada, que funcionava como depósito no piso térreo da Arena Jaraguá, não tinha energia elétrica. Assim, antes de entrar no local, o funcionário de uma empresa de bebidas resolveu acender um isqueiro para ter pelo menos uma fonte de luz – e acabou com queimaduras sérias no corpo que lhe renderam algumas semanas na UTI. O motivo encontrado, na ocasião, foi um botijão de gás com indícios de vazamento, que ainda atingiu – embora com menor gravidade – outros dois funcionários da mesma empresa.

A ocorrência foi registrada no início da terceira semana de julho de 2007 – apenas dois meses depois da inauguração do espaço, causando certo receio na população, que temia novas explosões pelo local escolhido para a construção da Arena: o antigo lixão.

A polêmica só teria fim após um laudo da Defesa Civil, constatando que a explosão havia sido causada pelo “confinamento de gás metano e gás de cozinha em área não ventilada”. O gás de cozinha era mesmo do botijão – e o metano seria proveniente do lixão que existia no terreno e teria penetrado no local, já que parte do piso não tinha concreto. O risco de novos acidentes foi descartado. A área onde aconteceu o acidente deixou de ser utilizada.

Esporte, música e solidariedade
A inauguração da Arena foi grandiosa como o projeto: em uma semana de programação, o cantor Leonardo e a banda Nenhum de Nós passaram pelo palco, além do grupo circense Tholl, palestras motivacionais e um show de fogos de artifício. Nos próximos anos, a Arena faria parte da história de Jaraguá abrigando eventos culturais e esportivos e oferecendo abrigo a quem de solidariedade precisou.

Na comemoração de 131 anos de Jaraguá do Sul, em 2007, A Arena recebeu o show da banda Papas da Língua. Já em fevereiro de 2010, os planos da administração municipal de demolir o ginásio Arthur Muller para a construção de um novo terminal urbano incluíram a possibilidade de transformar a Arena em um centro esportivo, com a construção de mais um ginásio. Um ano antes, uma apresentação de show gospel acabou cancelada por motivos polêmicos: os produtores afirmavam que faltavam licenças para a execução de projetos musicais no local, enquanto a então Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo afirmou que o único empecilho seria o não pagamento da taxa do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), sem responsabilidade do governo municipal.
Outro show gospel, da banda Anjos de Resgate, não teve problemas para acontecer – assim como o 13º Jaraguá em Dança, a Expo 2010 e o show da banda adolescente Restart, em outubro do ano passado.

Foi no início de 2010, no entanto, que ela desempenhou sua função mais nobre: acolher famílias atingidas pelas enxurradas ou morando em casas com riscos de desmoronamento. Este ano, a partir de janeiro, novos estragos causados pelas chuvas fizeram da Arena uma central de arrecadação de donativos para os atingidos, que eram atendidos por dezenas de voluntários.

“Não há como sustentar”
“Sem um time competindo a nível nacional, não há como sustentar a Arena”, afirma o presidente da Associação dos Amigos do Esporte, Carione Pavanello. Isso não é um problema específico da Arena Jaraguá, ressalta. “Em lugar algum daria para sustentar um complexo desse porte somente com eventos locais e regionais”, sentencia.

Para tentar retomar a atenção do público, o time de futsal da ADJ está sendo reforçado com dois jogadores que participaram da Seleção Brasileira – Jédson, que já está no time, e um segundo atleta ainda não confirmado. “Vamos voltar à Liga Nacional no ano que vem, o que deve aquecer as coisas um pouco”, acredita o presidente.

Porém, isso não deve bastar para salvar a Arena, crê Pavanello. O espaço precisa de reformas, como a mudança no piso, requisitada desde 2010. “Não há condições para competições de alto nível com o piso atual, e o espaço precisa de outras obras para o conforto do público, acessibilidade e estética”, afirma.

A melhor solução, diz Pavanello, seria terceirizar o local. No seu ver, o poder público não é capaz de administrar e sustentar o espaço. “Os gastos são grandes demais para o município arcar”. De acordo com ele, um jogo da Liga Nacional teria uma despesa entre R$ 7 e 10 mil, enquanto os jogos locais têm despesa menor, mas não conseguem compensar os gastos. A possibilidade de usar a Arena para shows, afirma, não consegue equilibrar as contas. “Um show nacional sai no mínimo R$ 100 mil, somente com a produção, e os eventos menores acumulam despesas”.

“Problema não é o modelo”
“O modelo já está aí, e é um grande sucesso”, afirma o presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Durval Marcatto, antes de notar que o sucesso em questão não é a Arena Jaraguá. Para ele, o esquema de administração pública em contato com as entidades organizadas da sociedade foi muito bem sucedido na Scar, por exemplo, mas não tem funcionado tão bem com a Arena.

“O poder público não sabe gerenciar bem os recursos e o espaço que tem”, nota. Para ele, falta ouvir as entidades e a sociedade no que diz respeito aos rumos e aos eventos do local. “A gestão tem que dar respeito e ouvir o que as entidades têm a dizer, para aproveitar melhor a Arena. É possível encontrar uma saída”.

Porém, não há uma solução mágica, uma única ação, que poderia solucionar o “abandono” da Arena Jaraguá, afirma. Segundo o presidente, é preciso estudar todo o histórico da Arena, e os objetivos pelos quais ela foi construída, antes que seja possível encontrar soluções definitivas. “Mas quanto maior a participação da sociedade organizada, e maior a consideração que ela receber da gestão pública, maior a chance de sucesso”.
Marcatto ressalta a Arena Jaraguá é uma obra “grandiosa” e muito importante para o município. Não basta olhar para o espaço em si, afirma, mas sim para a maneira como é usado – ou mal utilizado. “Como uma solução temporária, acho que a Arena deva abrigar eventos regionais e estaduais, pois só com competições e jogos locais o espaço não se justifica”.

“A privatização é o melhor caminho”
O empresário Walter Janssen Neto defende uma solução mais prática e rápida para a Arena Jaraguá. Segundo ele, a única alternativa viável para o equilíbrio do caixa é a privatização, o que geraria também recursos para Prefeitura que poderia aplicar em áreas de sua competência, como saúde e educação. “O poder público não consegue administrar estruturas deste porte, até pelas amarras previstas por sua própria natureza”. Ele lembra ainda que nos Estados Unidos este é o modelo adotado, onde as empresas privadas exploram sua marca, e que desde sempre deu bons resultados. “No Brasil não temos esta cultura, mas é preciso desmistificar o conceito de privatização. Desde o início, achei que o espaço deveria se chamar Arena Malwee, ser administrado pela empresa, por exemplo, porque na época era ela quem tinha seu nome vinculado a uma equipe de ponta”.

LIGA ESPANHOLA: ALTAS Y BAJAS - Primera división 2010-2011



Azkar Lugo F.S.

ALTAS: Ossorio (Noia FS), Jhony Carrasco (Lanzarote Tías Yaiza), César Quijada (Extremadura Cáceres 2016), Juanpe (Arcebansa Zamora) Aramburu (BP Andorra), Kiko (Playas de Castellón), Jacobo (Unión África Ceutí)

BAJAS: Mimi (Triman Navarra), Matamoros (Inter Movistar), Rafa López (Marfil Santa Coloma), Mendiola (Puertollano FS), Hugo (Benicarló Aeroport Castelló), Adri (ElPozo Murcia), Genaro, Miguel (Sala 10 Zaragoza), Bruno García (Oxypharma Granada).
ENTRENADOR:

Benicarló Aeroport Castelló

ALTAS: Víctor (Carnicer Torrejón), Chino (Caja Segovia), Raúl Manjón (Sala 10 Zaragoza), Messías (Reale Cartagena), Hugo (Azkar Lugo)

BAJAS: Chaguinha (Xacobeo Lobelle), Chicho (OID Talavera), Retamar (Sala 10 Zaragoza)
ENTRENADOR: Juanlu Alonso

Caja Segovia

ALTAS: Borja Blanco (Inter Movistar), Fabián (Reale Cartagena), Gonzalo (Móstoles FS)

BAJAS: Geison (Marfil Santa Coloma), Chino (Benicarló Aeroport Castelló), Matías (Inter Movistar), Daniel (OID Talavera), Sergio Lozano (FC Barcelona Alusport), Esquerdinha (ElPozo Murcia)
ENTRENADOR: Jesús Velasco

Carnicer Torrejón

ALTAS: Párraga (Puertollano FS), Caio (CD Leganés), Rober (Azulejos y Pavimentos Brihuega), Ángel (categorías inferiores)

BAJAS: Víctor (Benicarló Aeroport Castelló), Nacho Pedraza (Puertollano FS) Dani Martín (Burela FS), Jaison (Reale Cartagena)

ENTRENADOR: José Antonio Valle

ElPozo Murcia

ALTAS: Miguelín (Fisiomedia Manacor), Grello (Fisiomedia Manacor), Adri (Azkar Lugo), Esquerdinha (Caja Segovia), Bebe (Reale Cartagena)

BAJAS: Vinicius (Dínamo de Moscú), Álvaro (Inter Movistar), Barroso (Xacobeo Lobelle), Mauricio (Dina de Moscú), Jesús García (Reale Cartagena), Marimón, Jaison (cedido al Reale Cartagena)

ENTRENADOR: Eduardo Sao Thiago 'Duda'

FC Barcelona Alusport

ALTAS: Sergio Lozano (Caja Segovia), Gabriel (Inter Movistar)

BAJAS: Carlos (Sala 10 Zaragoza), Chico (PEC Río)

ENTRENADOR: Marc Carmona

Fisiomedia Manacor

ALTAS: Rubén (Playas de Castellón), Lemine (Isleño San Fernando), Javi Rodríguez (Dina de Moscú), Basile (Kimberley)

BAJAS: Miguelín (ElPozo Murcia), Grello (ElPozo Murcia), Joan González (Space Gasifred Ciutat d'Eivissa)

ENTRENADOR: José Lucas Mena 'Pato'

Puertollano FS

ALTAS: Mendiola (Azkar Lugo), Chano (Space Gasifred Ciutat d'Eivissa), Nacho Pedraza (Carnicer Torrejón), Cuco (Triman Navarra), Palomeque (Reale Cartagena)

BAJAS: Párraga (Carnicer Torrejón), Kikillo (Manzanares FS)

ENTRENADOR: David Ramos

OID Talavera

ALTAS: Sepe (FC Barcelona B Alusport), Daniel (Caja Segovia), Chicho (Benicarló Aeroport Castelló), José Revert (Playas de Castellón)

BAJAS: Joan,Corvo (Ríos Renovables Ribera Navarra), De la Cuerda (Manzanares FS)
ENTRENADOR: Carlos Sánchez

Inter Movistar

ALTAS: Matamoros (Azkar Lugo), Álvaro (ElPozo Murcia), Pola (Xacobeo Lobelle), Rafael (Xacobeo Lobelle), Matías (Caja Segovia), Batería (Krona Joinville)

BAJAS: Juanra (Triman Navarra), Marquinho (Nagoya Oceans), Borja Blanco (Caja Segovia), Gabriel (FC Barcelona Alusport), César (retirado), Ciço
ENTRENADOR: David Marín

Marfil Santa Coloma

ALTAS: Geison (Caja Segovia), Rafa López (Azkar Lugo), Lolo Jarque (Arcebansa Zamora), Vara (Xacobeo Lobelle) Arnau Ametlla (Sicoris Lleida), Emilio Buendía (Jaén Clima), Martín Persec (River Plate), Sergio Mullor (Melilla)

BAJAS: Julio López (Sala 5 Martorell), Héctor (Acqua & Sapone), Igor, Gerard Esteller, Jordi Sánchez (Al-Army), Cala, Rafa, Andreu Plaza
ENTRENADOR: Sergio Mullor

Triman Navarra

ALTAS: Mimi (Azkar Lugo), Juanra (Inter Movistar), Jonathan Vilches (Arcebansa Zamora), Ximbinha (Sao Caetano)

BAJAS: Gascón (retirado), Parrel (SS Lazio), Uge, Cuco (Puertollano FS)
ENTRENADOR: Imanol Arregui

Reale Cartagena

ALTAS: Jesús García (ElPozo Murcia), Jesús Calvo (Gestesa Guadalajara), Martín Lombardi (Ferrocarril Oeste), Alejandro Pérez (Escuela Javi Limones), Pablo del Moral (UDRB Móstoles), Ignacio Caviglia (Club 17 de Agosto), Jaison (cedido por ElPozo Murcia)

BAJAS: Messías (Benicarló Aeroport Castelló), Molina (Ríos Renovables Ribera Navarra), Fabián (Caja Segovia), Yoni (Gáldar Gran Canaria), Palomeque (Puertollano FS), Bebe (ElPozo Murcia), Andresito
ENTRENADOR: Luis Fonseca
Ríos Renovables Ribera Navarra

ALTAS:Molina (Reale Cartagena), Corvo (OID Talavera), Miguelín (Fuconsa Jaén), Silami (UPV Maristas Valencia)

BAJAS: Abel, Lescún
ENTRENADOR: Víctor Acosta

Sala 10 Zaragoza

ALTAS: Retamar (Benicarló Aeroport Castelló), Carlos (FC Barcelona Alusport), Miguel (Azkar Lugo)

BAJAS: Raúl Manjón (Benicarló Aeroport Castelló), Euler (Alter Ego Luparense)
ENTRENADOR: Santi Herrero

Xacobeo 2010 Lobelle Santiago

ALTAS: Barroso (ElPozo Murcia), Chaguinha (Benicarló Aeroport Castelló)

BAJAS: Pola (Inter Movistar), Rafael (Inter Movistar), Alemao
ENTRENADOR: Tomás de Dios

FONTE: LNFS

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ARTIGO: TREINO PARA TRABALHAR SITUAÇÕES DE DESEQUILIBRIO NO JOGO



FONTE: PABLO PRIETO

CARTA ABERTA DOS PREPARADORES FÍSICOS DE FUTSAL SOBRE A MORTE SÚBITA CARDÍACA NESTA MODALIDADE

Nós, preparadores físicos de Futsal, abaixo assinados, vimos por meio desta, divulgar e alertar sobre um problema que acomete diversos atletas de várias modalidades em todo o mundo: a morte súbita cardíaca. Na noite do último sábado, dia 30/07/2011, faleceu o atleta de Futsal Emerson Rodrigues Rocha, o Messinho, aos 38 anos de idade, vítima de morte súbita cardíaca. O jogador faleceu antes mesmo do início do aquecimento de um jogo válido pela série prata do campeonato estadual do Rio Grande do Sul. Foi socorrido ainda na quadra e levado para o hospital onde deu entrada já sem vida. No dia 02/05/2009, o também atleta de Futsal José Carvalho Cunha Júnior, o Rabicó, de 39 anos, faleceu logo após uma partida válida pela série ouro do campeonato estadual do Rio Grande do Sul. O atleta dava entrevista para uma rádio, teve um mal súbito e infartou na quadra. Foi socorrido no local e posteriormente no hospital, mas infelizmente não resistiu. Em ambos os casos, tratamos de atletas com idade próxima aos 40 anos e com sobrepeso.

Mas será que isto por si só foi a causa? Além dos atletas de Futsal supracitados, casos recentes de morte súbita cardíaca ainda estão na memória da população mundial, tais como do camaronês Marc Vivien Foe, o espanhol Antônio Puerta do Sevilla, o húngaro Miklos Feher do Benfica e do brasileiro Serginho do São Caetano. A morte súbita cardíaca (MSC) é um evento repentino, inesperado e traumático, ocorrendo em até uma hora após os primeiros sintomas serem apresentados. Na maioria dos casos, se dá após poucos minutos. Em mais da metade dos casos, o paciente falece sem ter tido nenhum sintoma prévio. Em outros, pode ocorrer tonturas e desmaios prévios, palpitações, anginas (dores do peito) e falta de ar. O infarto agudo do miocárdio (doença das coronárias) é apenas uma das causas da MSC, junto com arritmias (taquicardias e fibrilação ventricular), cardiopatia hipertrófica (engrossamento das paredes do coração), dentre outras. As arritmias, que em muitos casos precedem a MSC, levam a um quadro onde o paciente desmaia devido a falta de oxigenação no cérebro, pois o coração trabalha de forma desordenada. Neste caso, é necessária imediata ressuscitação cardio pulmonar e desfibrilação (uso de choque elétrico no peito através de um aparelho chamado desfibrilador).

Os estudos demonstram que cada minuto em que o paciente passa sem desfibrilação diminui em até 10% as chances de recuperação. As chances de sobrevivência aumentam consideravelmente se o paciente recebe socorro em até três minutos após o evento. A morte permanente ocorre após 4 a 6 minutos. Após 10 minutos é muito difícil que qualquer tentativa de ressuscitação tenha sucesso. Sendo assim, é extremamente aconselhável que todos os ginásios do Brasil possuam um desfibrilador externo automático (DEA), aparelho que pode ser manuseado facilmente por qualquer pessoa, pois é auto explicativo e pode salvar muitas vidas. A MSC é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, acometendo cerca de 712 pessoas por dia no Brasil. Nos estados do Rio Grande do Sul (lei 13.109), São Paulo (lei 12.736/07), Paraná (lei 14.649/05) e também no município de São Paulo (leis 13.945/05 e 14.621/07), é obrigatório que em locais de grande circulação de pessoas tais como shoppings, ginásios esportivos e estádios tenham à disposição um desfibrilador. Porém muitos ginásios esportivos não estão cumprindo a lei.

Pensando na nossa modalidade, outra forma de prevenção, além da instalação do DEA nos ginásios, é que o atleta passe por uma completa avaliação cardiológica, com exames clínicos (eletrocardiograma, eco cardiograma, etc.) em repouso e durante o esforço também (teste ergométrico). O cardiologista responsável irá detectar, através destes exames e avaliações, possíveis arritmias, aumentos da cavidade do coração (ventrículos), hipertrofia do miocárdio (comum em atletas de Futsal), entre outros. A partir daí poderá solicitar exames complementares e a periodicidade em que o atleta deverá retornar ao consultório. Tais medidas visam acima de tudo o bem estar do atleta. Também para que nós, preparadores físicos e treinadores, possamos trabalhar com segurança e para que os clubes se resguardem. O que notamos no Futsal é que os clubes de ponta demonstram preocupação com o assunto, realizando avaliações e exames cardiológicos com seus atletas. Porém esta não é a realidade da maioria das equipes do Brasil. Muitas vezes, até pelo custo, atletas são submetidos a cargas elevadas de treinamento sem antes ter passado por um processo de avaliação adequado. Um simples atestado médico não é suficiente.

O atleta é diferente da população em geral. Portanto necessita de avaliações específicas, principalmente às relacionadas ao coração. Na Espanha foi conduzido entre 2008 e 2009 um estudo sobre MSC em atletas de Futebol em que os cientistas tentam mostrar que o coração do jogador deste esporte é diferente dos de atletas de outras modalidades, devido “a doenças genéticas e ao engrossamento elevado das paredes do coração, provocado pelos exercícios intensos, podendo gerar arritmias letais.” Tendo em vista o problema citado e devido ao fato de que a exigência física no Futsal é cada vez maior, nós preparadores físicos da modalidade, chamamos a atenção e direcionamos esta carta a todos os responsáveis, dirigentes, treinadores, atletas, médicos, fisioterapeutas, veículos de imprensa, entidades (CBFS, Federações, Clubes e Associações) e demais interessados. Se não tomarmos as medidas cabíveis, veremos mais atletas morrendo dentro de quadra, deixando para trás suas famílias e amigos.Muitos destes jogadores são o único meio de sustento de suas famílias. Mas para que possam exercer suas funções em quadra, precisam trabalhar com segurança.

A vida precisa ser preservada acima de tudo. Segue abaixo nossas recomendações. Esperamos retorno e providências dos órgãos, entidades e profissionais responsáveis.· Todo ginásio esportivo deverá ter um desfibrilador externo portátil; O exemplo deve ser dado pelas equipes que disputam a Liga Nacional e seguido pelas demais equipes;

  • Todo atleta de futsal deverá passar por avaliação cardiológica completa com um cardiologista pelo menos uma vez por ano. Para atletas acima dos 30 anos recomendamos que a avaliação seja realizada duas ou três vezes por ano ou de acordo com a recomendação médica visto que as adaptações ao treinamento provocam mudanças na fisiologia do coração;
  • Sugerimos que a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e demais Federações estaduais só aceitem exames médicos assinados por cardiologistas credenciados para atletas de todas as idades tendo em vista que o mal súbito acomete veteranos e jovens, inclusive crianças. A CBFS poderia credenciar cardiologistas em todas as regiões a fim de facilitar o acesso dos clubes;
  • Os preparadores físicos e treinadores devem redobrar a atenção ao ministrar exercícios para atletas acima dos 30 anos, principalmente aqueles acima dos 35 anos, evitando sobrecargas desnecessárias. Cada caso é isolado e deve ser avaliado pelos profissionais competentes; 
  • Nos clubes, os atletas só deverão iniciar atividade física após as avaliações terem sido realizadas e que os cardiologistas autorizem. Os preparadores físicos e médicos devem alertar suas diretorias para os riscos de morte caso tais medidas não sejam tomadas; 
  • Ao contratar atletas veteranos, cabe ao clube tomar todas as medidas preventivas possíveis a fim de tentarmos evitar novas tragédias;
  • Os profissionais do departamento médico, de fisiologia do exercício e de preparação física devem orientar os atletas sobre os riscos de morte relacionados ao uso, por conta própria, de substâncias ilícitas, drogas, álcool, anabolizantes, anfetaminas, fórmulas para emagrecimento, suplementos alimentares, termogênicos, etc.; 
  • Cabe ao atleta cuidar do próprio corpo, sua ferramenta de trabalho, mantendo hábitos saudáveis fora das quadras.
Fontes: H Cor (Hospital do Coração) e Sociedade Brasileira de Cardiologia.


1º de agosto de 2011.

Profº Harrison Fabricio Muzzy Rodrigues - ACBF/Carlos Barbosa-RS CREF 10.244-G/RS
Profº João Carlos Romano - Seleção Brasileira e Santos F.C.-SPCREF 0058-G/SP
Profº Fabiano Leal Silva - Gazin/Umuarama-PRCREF 4739-G/RS
Profº Marcelo Augusto Schwertz Theisen – Assoeva-RSCREF 8908-G/RS
Profº Elton José Dalla Vecchia – Atlântico de Erechim-RSCREF 00094-G/RS
Profº Mário Eduardo de Oliveira Raulino – Copagril-PRCREF 14.217-G/SC
Profº Carlos Antônio Santos Carvalho – Peixe/Mazza-DFCREF 0600-G/DF
Profº Bernardo Miloski Dias – Poker/PEC-RJCREF 16.801-G/SC
Profº Mauro Pires de Lima Sandri – São Caetano/Corinthians-SPCREF 12.099-G/SC
Profº Silvio Antônio Cavalheiro de Oliveira – São Paulo/Marília-SPCREF 40.406-G/SP

Profº Felipe Ferraz Conde – C.R. Vasco da Gama-RJ (sub-20) CREF 22.347-G/RJ
Profº Alexandre José Baldasso – ACBF/Carlos Barbosa-RS (sub-20) CREF 11.666-G/RS