quarta-feira, 27 de junho de 2012

MERCADO DA BOLA: INTELLI SEGUE SE REFORÇANDO ??


Fiquei sabendo de uma fonte muito segura na última segunda feira que o craque Vinicius acertou com a equipe da Intelli. 

domingo, 24 de junho de 2012

FUTSAL PELO MUNDO: TÉCNICO ESPANHOL MARCOS ANGULO RENOVA COM EL RABA ETO DA HUNGRIA



O técnico Espanhol Marcos Angulo renovou seu contrato com o El Raba Eto Gyor da Hungria, equipe que se proclamou Campeão da Liga e jogara a próxima edição da UEFA Futsal Cup.

"Com esta renovação, a equipe deposita sua confiança em meu trabalho, agora trataremos de fechar o plantel o mais antes possível, vou aproveitar mais alguns dias de descanso e depois preparar a pré temporada, este ano sera muito duro, já em setembro nosso clube sera sede de uma Ronda Principal da UEFA Futsal Cup, onde o objetivo claro é ficar entre os 2 primeiros para classificarmos para a Ronda de Elite", declarou o treinador Catalão.


MERCADO DA BOLA: GOLEIRO REGINHO É O MAIS NOVO REFORÇO DA EQUIPE IBERIA STAR DA GEÓRGIA



O goleiro Reginho é o segundo reforço do Iberia Star da Geórgia para a disputa da Uefa Futsal Cup. 
Com passagens por Carlos Barbosa, Umuarama , Anápolis e Afagu Russas do Ceará, o goleiro estava no futsal sergipano. Sempre conhecido por jogar muito bem com os pés, Reginho assinou por um ano com a equipe georgiana, que ainda espera fechar pelo menos mais um jogador para a primeira fase da Uefa Futsal Cup.
Reginho embarca no início do mês de julho para Tbilissi, capital da Geórgia.

FONTE: www.fivecompany.com.br

CAMPEONATO PORTUGUÊS: BENFICA SE SAGRA CAMPEÃO


O Benfica sagrou-se no sábado campeão nacional de futsal ao vencer, no quinto jogo da final, o Sporting, por 5-4, jogo que só foi resolvido na prorrogação.

No final, os da luz fizeram a festa no pavilhão perante o olhar de quase 3 milhares de pessoas que quiseram observar as comemorações de tão ambicionado título.

O brasileiro Diece comemora com Ricardinho o titulo 

domingo, 17 de junho de 2012

FUTSAL PELO MUNDO: BRASILEIRO MARCELO SERPA ASSUME A SELEÇÃO DA MALÁSIA

Marcelo Serpa deixa o Metropole Paris da França para dirigir a Malásia

Marcelo Serpa é o novo treinador da seleção da Malásia. O treinador brasileiro, com passaporte Espanhol, que durante muitos anos jogou na Primeira Divisão da LNFS ( Espanha), entre as equipes Caja Segovia, Inter Movistar, Lobelle, Cartagena o Pinto, estava desenvolvendo a função de treinador/jogador na França, na equipe Paris Metrópole nas ultimas temporadas.

Serpa da um novo passo na sua carreira como treinador, onde na França desempenhou e se destacou sendo considerado o melhor treinador da temporada regular sendo vice campeão da Liga e da Copa.

O técnico desembarcara em Kuala Lumpur no final deste mês, e começara seu trabalho de imediato, o objetivo é muito claro, criar bases solidas e uma estrutura profissional que ajude no crescimento  e desenvolvimento do futsal no pais asiático. 

FUTSAL PELO MUNDO: ESCOLHIDOS ANFITRIÕES PARA A UEFA FUTSAL CUP

Já foram escolhidos os anfitriões das rondas preliminar e principal antes dos sorteios de ambas as fases, a 4 de Julho, envolvendo 44 das 48 equipas participantes na prova.

A 12ª temporada da UEFA Futsal Cup começará a 4 de Julho, pelas 13h00, em Nyon, com o sorteio das eliminatórias preliminar e principal, sendo que já foram confirmados os anfitriões dos grupos em cada ronda.


No total, 48 clubes, liderados pelo detentor do troféu, FC Barcelona, participarão na temporada 2012/13 e, nos sorteios, participarão todos os conjuntos excepto o campeão em título e as restantes três equipas que serão cabeças-de-série na fase de elite. Dezassete equipas seguirão directas para a ronda principal, ao passo que as 27 formações com os coeficientes mais baixos iniciarão a prova na eliminatória preliminar, entre 7 e 12 de Agosto.


A fase preliminar terá sete grupos - seis com quatro equipas e um com três, sendo que os anfitriões dos mini-torneios já foram confirmados: KMF Leotar Trebinje (BIH), KMF Zelezarec Skopje (MKD), Sporting Club de Paris (FRA), FC Grand Pro Varna (BUL), København Futsal (DEN), 1. FC Allstars Wiener Neustadt (AUT) e FC Encamp (AND).


Os vencedores destes grupos juntar-se-ão aos 17 conjuntos com entrada automática na ronda principal, onde se formarão seis grupos de quatro equipas, com os dois primeiros classificados a passarem à fase de elite, juntamente com os quatro clubes com melhor ranking. Os seguintes clubes serão os anfitriões dos grupos na fase principal: FK EP Chrudim (CZE), FK Nikars Riga (Latvia), ETO FC Győr (HUN), AC Omonia (CYP), FC Litija (SVN) e o conjunto que se sagrar campeão croata. Os jogos disputar-se-ão entre 4 e 9 de Setembro.


A lista completa dos participantes e a dos cabeças-de-série será confirmada quando todos os campeonatos nacionais estiverem concluídos.


FONTE: UEFA.COM

sexta-feira, 15 de junho de 2012

FUTSAL CRESCE CADA VEZ MAIS PELO MUNDO


De 209 federações afiliadas a FIFA, 150 já praticam o esporte. Maior aumento no número de participantes vem da Confederação Africana de futebol.

O crescimento mundial do futsal não tem freio. É o que demonstra uma pesquisa realizada pelo Departamento de Desenvolvimento da FIFA. Das 209 federações afiliadas, 150 já praticam o esporte com os mais variados níveis de organização. Levando-se em conta que, em 2006, uma sondagem semelhante apontou um total de 127 membros praticantes, o mais recente resultado representa um aumento de 18%.
Os números mais significativos vêm da Confederação Africana de Futebol (CAF), que há seis anos tinha apenas 21% de adeptos do futsal. Hoje essa estatística saltou para 53% dos países, aproximando-se dos 57% exibidos pela Confederação de Futebol da América do Norte, América Central e Caribe (CONCACAF) e dos 64% ostentados pela Confederação de Futebol da Oceania (OFC).
Com efeito, países africanos onde a disciplina era quase inexistente em 2006, como o Zimbábue, participaram das eliminatórias para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012. Nesse contexto, é válido mencionar que um total de 115 federações associadas participaram das eliminatórias, 18 a mais do que concorreram para o Brasil 2008.
A FIFA teve uma importante participação nesse crescimento, ao colocar em prática diversos programas para o desenvolvimento do futsal, não apenas nos países iniciantes na modalidade, como naqueles com uma tradição maior no futebol. Um exemplo disso é a Alemanha, uma potência inquestionável nos gramados, que acabou de receber um curso para técnicos de futebol.

Começando do zero

É interessante, no entanto, ver como uma federação começa seu trabalho do zero. Na Ásia, um exemplo ilustrativo do avanço do futsal apoiado pela FIFA é a Mongólia, que lançou as bases do seu projeto no final dos anos 1990, mas só conseguiu colocá-lo em marcha em 2008, com ajuda da entidade máxima do esporte. Maya Lhamdorj, chefe do Departamento de Relações Internacionais da Federação Mongol de Futebol (FMF), conta ao FIFA.com como tudo começou. “No nosso caso, o programa tornou-se uma prioridade por causa da influência do clima na temporada de futebol. Como o inverno aqui dura sete meses, sempre com temperaturas abaixo de zero, o futebol só podia ser praticado durante o verão. O nosso objetivo era torná-lo possível durante todo o ano”, diz.
A FMF enfrentou toda espécie de problemas, desde o desconhecimento das regras do futsal até a falta de bolas e de chuteiras apropriadas. O obstáculo maior, porém, era a inexistência de um local adequado não apenas às intempéries climáticas, como também às exigências internacionais. “Felizmente, graças aos projetos Goal 3 e 4 da FIFA, conseguimos inaugurar em novembro passado um pavilhão na nossa sede, dotado de um moderno sistema de calefação”, afirma Lhamdorj.
- O impacto foi quase instantâneo – continua. “O número de jogadores cresceu enormemente, inclusive entre as crianças, e agora pretendemos criar torneios para todas as idades. Além disso, podemos aproveitar melhor os seminários, como o que tivemos em janeiro para treinadores, e ampliá-los para os árbitros. A ideia é fazer planejamentos de longo prazo”, conclui o dirigente, para quem a derrota nas eliminatórias para a Tailândia foi apenas um tropeço inicial na caminhada.

Competir para crescer

A pesquisa revela ainda outro número interessante: das 150 federações que praticam o futsal, 116 contam com pelo menos um campeonato nacional masculino. Esse dado é significativo para certos países que, depois de atravessarem as primeiras fases de desenvolvimento, podem hoje ser considerados emergentes no futsal.
Sede da Copa do Mundo de Futsal da FIFA em 2000, a Guatemala criou uma liga profissional para aproveitar o impulso oferecido pela organização do evento, como explica Gerardo Paiz, diretor de futsal da Federação Guatemalteca de Futebol. “O campeonato local foi fundamental, porque nos ajudou a recrutar novos talentos, ampliando a base, não apenas da seleção principal, como também das equipes de base”, revela ao FIFA.com.
Paiz acredita que seria importante estender as competições de clubes em nível regional e diz que está trabalhando para isso, “porque beneficiaria não apenas a Guatemala, mas toda a área”. Há de se assinalar, contudo, que o país centro-americano vem dando provas de crescimento nos últimos anos, como o retorno da seleção ao Mundial da categoria no Brasil 2008, após a ausência na edição de Taipei 2004. Hoje a Guatemala é uma referência na região e se prepara para receber as eliminatórias da CONCACAF para a Tailândia 2012 no próximo mês de julho.

Organização e atividades promocionais

A sondagem trouxe também conclusões animadoras a respeito da maneira como as federações afiliadas estão organizando internamente a administração do esporte. Enquanto cerca de 61% criaram um Comitê e/ou Departamento de Futsal, aproximadamente 57% promoveram atividades educacionais ou promocionais relacionadas à disciplina.
Neste sentido, está mais do que claro que tanto as escolas como as universidades podem se tornar importantes colaboradoras das federações na missão de promover e apoiar o desenvolvimento do futsal.
- No fim de 2009, quando a NZF acenou com a intenção de acolher o futsal sob sua governança, a modalidade tinha um status mais amador. Para garantir que não haveria um conflito, mas, sim, um complemento com as atividades do futebol, alinhamos.

FONTE: FIFA.COM

quinta-feira, 7 de junho de 2012

MUNDIAL 2012: RETA FINAL PARA SEXTETO AFRICANO


Três partidas de ida e volta irão determinar os representantes da África na Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012, que acontece em novembro. O primeiro encontro será realizado neste fim de semana, e o segundo 15 dias depois.

Os favoritos
Líbia, Egito e Marrocos podem formar um trio norte-africano no Mundial, mas nenhum deles terá vida fácil. Líbios e egípcios, que estiveram presentes no Brasil 2008, abrem as disputas jogando em casa, o que pode significar certa vantagem sobre África do Sul e Nigéria, os respectivos adversários.

Quatro anos atrás, a Líbia venceu o Egito por 4 a 3 na final do Campeonato Africano de Futsal, que também era disputado no mata-mata. E, apesar da fraca campanha do país na última Copa do Mundo de Futsal da FIFA — um empate e três derrotas —, a modalidade continua sendo muito popular em solo líbio. Afinal, trata-se da seleção considerada a mais forte da região mais competitiva do futsal africano. Uma nova classificação ao maior evento da modalidade cairia muito bem para o país que vem sofrendo com as crises internas.

Com participação nas últimas quatro edições do Mundial, o Egito tem mais experiência no assunto do que qualquer outro combinando do continente. Foram os egípcios que marcaram o primeiro gol de um representante africano na Copa do Mundo de Futsal da FIFA, na Espanha 1996, e também os primeiros africanos a passarem da fase de grupos, quatro anos mais tarde. Desta vez, o país já mostrou que não está para brincadeira, batendo a Tunísia por 4 a 1 e 5 a 2 na fase anterior das eliminatórias.

Correndo por fora
O Egito terá um adversário à altura. Trata-se da sedenta Nigéria, que ainda não chegou a disputar uma partida destas eliminatórias — a classificação para a terceira fase veio após a desistência do Gabão. Os nigerianos não se classificam para o Mundial desde a sua única participação, em 1992, e agora terão de se virar para suprir a ausência do atacante Gambo Mohammed na partida de ida. O jogador, que disputa a primeira divisão do futebol de campo no país, se recupera de uma crise de malária.

Marrocos e Moçambique reeditam a disputa de quatro anos atrás pelo terceiro lugar, vencida pelos marroquinos. Independentemente do vencedor do duelo, teremos um estreante na Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Quem também vai atrás da primeira participação é a África do Sul, mas o técnico Quinton Allies admite o favoritismo líbio. "Eles têm uma boa equipe e já vêm jogando o futsal há bastante tempo", reconhece. "Vamos fazer a lição de casa e garantir que estejamos mais do que preparados."

O que eles disseram
"O Egito é bom, mas não imbatível, então estaremos prontos para eles. Temos demonstrado muita raça e dedicação, e a equipe tem a habilidade e a disciplina necessárias para chegar lá."
Oladunni Oyekale, técnico da Nigéria

O número
6 — Os jogos vencidos por seleções africanas em 29 partidas disputadas pela Copa do Mundo de Futsal da FIFA.

FONTE: FIFA.COM